Comissão debate projeto que proíbe motos de circular nos corredores entre carros

Por Ricardo Banana
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Teresa Maia/DP/D.APressO projeto que proíbe a circulação de motos nos corredores entre outros veículos nas pistas será debatido hoje, às 11 horas, em audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Urbano. Outro assunto da reunião será a qualidade dos serviços de treinamento prestados pelas autoescolas.

O deputado Alberto Filho (PMDB-MA) pediu a discussão sobre o Projeto de Lei 1517/11, do deputado Newton Lima (PT-SP), que proíbe motos, motonetas e outros ciclomotores de transitar entre a calçada e os veículos ou entre veículos de faixas adjacentes, no chamado corredor. A proposta também exige a criação, sempre que possível, de faixas exclusivas para motos. Alberto Filho chama a atenção para o grande número de mortes no trânsito no Brasil, muitas delas em acidentes envolvendo motociclistas, e por isso sugere um debate aprofundado do projeto, para que o problema seja enfrentado “de maneira firme e eficaz”.

As mortes no trânsito também foram a motivação para o deputado Sérgio Moraes (PTB-RS) solicitar uma audiência sobre as autoescolas. Ele relaciona o grande número de acidentes, tanto em rodovias quanto dentro das cidades, à preparação inadequada dos motoristas, assim como às más condições das pistas.

Para debater esses temas, foram convidados:

– o coordenador geral de Operações Rodoviárias do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Romeu Scheibe Neto;

– o assessor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) Dilson de Almeida Souza;

– o técnico de Planejamento e Pesquisa na Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Carlos Henrique Ribeiro de Carvalho;

– a professora da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) Maria Helena Prado de Mello Jorge;

– o representante da Federação dos Motociclistas Autônomos (Fenamoto) Luís Carlos Garcia Galvão;

– o representante da Federação Nacional dos Motociclistas Profissionais (Fetramoto) Reivaldo Alves de Morais;

– e um representante da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET).

A audiência será realizada no Plenário 16. (Agência Câmara)

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2 comentários

everaldo 24 de abril de 2013 - 21:03

motoqueiro pega bem mais caro do que o motorista pq nao pode circular no meio dos carros agora petrolina com um trasitozinho desse os motorista ja andam estressado nao respeitam ninguem, imaginem se forem dirigir numa capital, morrem todos portanto respeite pra serem respeitado …..

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Mauricio Dantas 24 de abril de 2013 - 17:25

Moto é um veiculo como outro qualquer, portanto tem de obedecer as leis de transito e circular na faixa e não “costurando” irreversivelmente como vemos no dia-a-dia de Petrolina!

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