Denúncia

Compesa: Campeã de reclamações no Estado e em Petrolina

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A campeã Compesa em reclamações, como órgão público, no Procon Pernambuco, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado (Sedsdh), também bate recorde de reclamações no Programa Nossa Voz da Grande Rio FM e no numero de reclamações registrados na Armup.

No dados divulgados recentemente pelo Procon o ranking de reclamações do primeiro semestre do ano, de janeiro a junho, registram em todas as 30 sedes do Órgão no Estado, 20.939 atendimentos, dos quais foram abertos, 11.688 processos (reclamações). No Programa Nossa Voz, só do mês de outubro, houve uma média de duas reclamações diárias de ouvintes, que questionam o desserviço da Companhia em Petrolina.

Entre tantas queixas da população de esgoto entupido, esgoto estourado, falta de saneamento, interrupção na distribuição de água, a moradora da Rua 79 nº 06, Cohab VI, Ednalva Costa Cardoso pede que a Compesa providencie o conserto de uma boca de lobo estourada que está causando transtorno aos moradores. “Além do mau cheiro, as crianças ficam brincando próximo, adoecem, e com esse calor a gente não aguenta”, reclama.

A mesma situação é vivida por Joecilda Lopes de Alcântara, proprietária de um restaurante, residente à Rua Rio Solimões, nº 59, Bairro José e Maria. Ela disse que além de sofrer com o incomodo da fedentina, a situação vem cada vez mais afastando sua clientela. “Estamos há dias com essa boca de lobo estourada e já ligamos aqui várias vezes para a Compesa e eles nem se quer atendem as ligações. A gente é obrigada a conviver com o mau cheiro e a rua coberta de água de esgoto, não tem que suporte. Em gente que vem comer aqui no restaurante e volta porque não aguenta e quem fica no prejuízo sou eu por causa da Compesa que não tem responsabilidade”.

Além das reclamações incomuns das reclamantes, o valor da taxa de esgoto, cobrado mensalmente na fatura de água, deixa as duas e boa parte da população petrolinense insatisfeita com a situação. “A gente paga uma taxa cara de 80% para não ter o serviço quando a gente precisa”, critica Joecilda.

No mês de setembro, a Ouvidoria da Agência Reguladora do Município de Petrolina (Armup), registrou o número considerável de reclamações contra a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Até o mês de setembro 1.023 registros reclamações foram feitas. De janeiro a dezembro de 2011, foram 1.078 solicitações de usuários à Agência Reguladora. De acordo com a Ouvidoria os bairros recordistas em reclamações são: José e Maria, Vila Eduardo, Quati I e II e Maria Auxiliadora.

Como reclamar

Para quem não conseguir reivindicar ou registrar a insatisfação dos serviços na própria Compesa, pode ligar para gratuitamente para 0800 2812479 ou pelo telefone de reclamação da Ouvidoria Geral da Prefeitura (156), pelo balcão de atendimento na sede da Armup e pela internet, no endereço eletrônico ouvidoriaarmup@gmail.com.

Blog do Banana

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