COMPESA E BRK PROMOVEM A CULTURA DO SANEAMENTO POR MEIO DE AÇÕES SOCIOAMBIENTAL

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset
O Programa Cidade Saneada, parceria da Compesa com a BRK, tem construído uma relação efetiva com a população da Região Metropolitana do Recife (RMR) e Goiana que vai além da prestação de serviços de esgoto. Em 2022, a parceria realizou quase 22 mil ações de responsabilidade socioambiental, que tiveram como foco a valorização da cultura do saneamento e a educação ambiental por meio da sensibilização dos moradores dos municípios atendidos pelo programa.

Os investimentos nas ações sociais somaram mais de R$ 3,6 milhões até o mês de novembro e esse trabalho impactou diretamente mais de 30 mil pessoas com os projetos do Programa Cidade Saneada. “Sabemos que a mudança de comportamento da sociedade em geral leva tempo. E, ao longo desta desafiadora jornada, são necessárias ações estruturadas e contínuas que demandam investimentos robustos. Também é essencial o comprometimento da sociedade civil com o bom debate, com a discussão norteada pelos pilares da sustentabilidade, pautados na convivência social, na consciência ambiental e na inovação”, comenta o diretor de Negócios e Inovação da Compesa, Flávio Coutinho.

Para além das temáticas ambientais, foram desenvolvidos diversos projetos voltados para o protagonismo da mulher na sociedade, como o Curso de Encanadoras e a Oficina Trama, workshop que ensinou mulheres do Cabo de Santo Agostinho a transformar materiais reutilizáveis, em artesanato. Também foram realizadas ações de capacitação profissional, com foco na geração de renda, a exemplo do EcoGrana, projeto realizado com uma associação de catadores da RMR.

“A nossa atuação tem um viés informativo e educativo, visando a promoção da cultura de saneamento, fundamental para sensibilizar a população com relação à importância da adoção de práticas sustentáveis e para o entendimento do real valor do saneamento, serviço fundamental para a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, pondera a gerente de Responsabilidade Socioambiental da BRK, Camilla Leão.

O Cidade Saneada também levou o debate sobre educação ambiental para diversas escolas da RMR, através do Missão Ambiental. Por meio de atividades lúdicas, interativas e inclusivas, foram trabalhadas questões sobre a destinação correta de resíduos sólidos e a importância dos serviços de coleta e tratamento do esgoto para a saúde e a qualidade de vida da população.

Related Posts