Cerca de 150 pessoas procuraram os serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina, nesta segunda-feira (08). As ações, com foco na prevenção das doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes e hipertensão arterial, integraram as comemorações do Dia Mundial da Saúde, celebrado oficialmente no último domingo (07). Entre os serviços disponíveis, a população pôde realizar o teste de glicemia capilar e o teste rápido para sífilis, verificar a pressão arterial e o índice de massa corporal (IMC), além de participar de palestras, atividades físicas e de relaxamento.
“Através dessa atividade promovemos uma busca ativa. Identificamos esses pacientes com hipertensão arterial e diabetes e encaminhamos para tratamento em nossos serviços”, declarou a secretária municipal de saúde, Lucia Giesta. De acordo com a coordenação do evento, os profissionais registraram alteração em 50% dos usuários que tiveram a pressão arterial verificada.
Para a dona de casa Lindaura Ana de Araújo, a ação foi uma oportunidade para se informar e cuidar melhor da saúde. “Isso aqui foi uma oportunidade. Eu estava só passando, entrei e fiz os exames. Descobri que estou acima do peso, mas já me informei que posso fazer atividade física perto da minha casa. A gente precisa se cuidar para evitar uma doença mais séria”, frisou.
O evento contou ainda com stands da Escola de Redução de Danos de Petrolina e dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS II, CAPS Infantil e CAPS Álcool e Drogas), e ainda a realização do teste da orelhinha para crianças de até seis meses de vida.
Ascom PMP
Blog do Banana