Comunidades dos núcleos irrigados de Petrolina-PE foram movimentados pelo Circuito de Dança da Cia. Balançarte

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Levar a Dança para escolas públicas e, através dela, proporcionar novos aprendizados para jovens das comunidades rurais, esse foi o objetivo do Circuito de Dança Nas Áreas Irrigadas, encerrado nesta semana em Petrolina-PE. Em quatro etapas, que passaram pelo N9, C3, N10 e N11, o projeto atendeu centenas de crianças entre as ações de oficinas e apresentações artísticas, que eram realizadas utilizando a própria estrutura escolar.

Uma mostra pedagógica foi realizada ontem (31) na Escola Estadual NM11, onde os alunos apresentaram coreografias criadas durante as experimentações em sala de aula, nas oficinas ministradas pelas bailarinas Fernanda Luz e Ingrid Beatriz. No pátio da escola também se apresentaram o Grupo de Dança Urbana, o Grupo Mandala e a Cia. Balançarte, levando diferentes experiências estéticas para o público da comunidade. “É muito gratificante estar participando desse projeto, poder trazer uma Cultura diferente para eles, trazer a Cultura Hip Hop para perto”, relata o bailarino Jamerson Jackson.

Essa foi a segunda edição do Circuito de Dança realizado pela Cia. Balançarte, que teve um primeiro ano em comunidades periféricas. O coordenador do projeto Marcos Aurélio explica que houve a necessidade de acessar outras áreas da cidade. “Foi sair da nossa zona de conforto, sair da linha urbana e avançar. Achamos tantas ‘bonitezas’ nessas comunidades nas áreas irrigadas da nossa cidade”, relembra.

O projeto foi incentivado pelo Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), do Governo de Pernambuco, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

Related Posts