Logo mais, às 19 horas começam as plenárias do Prefeitura Participativa nos perímetros irrigados, na Escola Municipal Osório Siqueira – PSNC N-05. O prefeito Julio Lossio estará presente com todos os secretários municipais para ouvir a população.
Serão 26 audiências do Prefeitura Participativa para ouvir a comunidade que também se reunirá em cada uma delas em três grupos de trabalho para definir as prioridades que cada uma quer para o lugar em que vive. Os grupos de trabalho envolvem todas as secretarias municipais e a comunidade de cada local. Os grupos são distribuídos em Infraestrutura e Desenvolvimento Econômico, o segundo grupo em Cultura, Esporte e Lazer e o terceiro em Cidadania e Qualidade de Vida. Foi a partir do Programa Prefeitura Participativa que assim como outras comunidades da sede, que as comunidades das agrovilas dos perímetros irrigados em Petrolina conquistaram creches, unidades da AME, campos iluminados, entre outras benfeitorias que trouxeram melhores condições de vida para as comunidades.
Para o prefeito Julio Lossio, ouvir a população atrai bons resultados no orçamento participativo e definem quais devem ser as diretrizes fundamentais em áreas como: saúde, educação, habitação e transporte. “Atendemos as reivindicações de toda a comunidade com a instalação de creches, programas de inclusão social, Ames, quadras esportivas, urbanização dos bairros e também a reivindicação de melhoria de mobilidade urbana que resultou no projeto do VLT. Com o programa reforçamos a maneira democrática de executar a gestão, onde cada um pode participar ativamente”, pontua.
O acompanhamento das decisões do Prefeitura Participativa será feito pelos delegados eleitos pela população do seu bairro e técnicos da prefeitura. Após a deliberação sobre as prioridades de cada região, as peças orçamentárias serão encaminhadas à Câmara de Vereadores no período de setembro a dezembro de cada ano.
Ascom PMP
Blog do Banana