Quem comprou um carro zero quilômetro entre 2011 e 2012 em Pernambuco já tem como saber se foi vítima do golpe das placas especiais e do IPVA (Imposto de Propriedade de Veículos Automotores) descoberto pelo Detran-PE e denunciado pelo Diario na semana passada. Desde a noite de ontem, está disponível o link “débitos em investigação” na consulta feita à placa do veículo no site do Detran (www.detran.pe.gov.br). O órgão estima que cerca de 2,5 mil proprietários novos tenham sido lesados. A fraude causou um prejuízo de cerca de R$ 1,1 milhão aos cofres do estado.
O esquema envolvia, diretamente, despachantes que tinham login e senha para fazer atendimento no site do Detran. Eles enganavam o sistema com dados falsos dos veículos que, em seguida, eram substituídos pelos corretos. O resultado era a geração de boletos de pagamento com valores bem abaixo daqueles que deveriam ser pagos ou mesmo a ausência da cobrança. O cliente pagava o valor correto e o dinheiro era desviado. O estado decidiu que não cobrar os valores aos consumidores lesados.
Segundo o Detran, sete despachantes estão sendo investigados e tiveram o acesso ao site bloqueado. O inquérito policial está a cargo da Delegacia de Crimes contra a Administração e Serviços Públicos. A polícia está ouvindo, além de despachantes, funcionários do órgão e de pelo menos 50 concessionárias de veículos. (Diario de Pernambuco)
Blog do Banana