ConecteSUS e consulta para vacina infantil voltam a ficar instáveis

Por Ricardo Banana
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As plataformas digitais do Ministério da Saúde continuam a apresentar instabilidade neste sábado (25/12), depois de vários dias de oscilação.

O aplicativo ConecteSUS, que reúne dados clínicos de pacientes, foi reativado na noite de quinta-feira (23/12), após o órgão ser alvo de um ataque hacker no início de dezembro. No entanto, usuários ainda não conseguem acessar todas as funcionalidades do app.

Além disso, o site em que ocorre a consulta pública sobre vacinação de crianças de 5 a 11 anos de idade contra Covid-19 também apresenta falhas.

ConecteSUS

Fontes ligadas à pasta informaram que, mesmo após o restabelecimento do ConecteSUS, as funcionalidades do aplicativo devem demorar para ser totalmente reativadas.

A demora se deve ao grande número de informações armazenadas no sistema e à quantidade excessiva de acessos simultâneos. A instabilidade foi confirmada pelo Ministério da Saúde, em nota divulgada na quinta-feira.

“O Ministério da Saúde informa que o aplicativo ConecteSUS foi restabelecido. A pasta destaca que a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 pode apresentar instabilidade nas primeiras horas, em razão do volume dos acessos”, anunciou a pasta.

Neste sábado, a versão para desktop do aplicativo funcionou normalmente. Também permanece ativa a opção de realizar o download do Certificado Internacional de Vacinação contra a Covid-19, nos três idiomas disponíveis.

No entanto, a versão da plataforma para smartphone ainda apresenta falhas. Até a manhã deste sábado, não era possível fazer o download da documentação pelo celular.

Consulta pública

Na sexta-feira (24/12), o Ministério da Saúde alterou a plataforma de realização da consulta pública sobre vacinação para crianças contra a Covid-19. O órgão informou que foi necessário migrar a ferramenta para o site gov.br.

A consulta teve início na noite de quinta-feira (23/12) e apresentou instabilidade nos primeiros momentos após o site ser divulgado. Ao finalizar o preenchimento do formulário on-line, a plataforma mostrava para alguns internautas a seguinte mensagem: “A pesquisa já atingiu o número máximo de respostas”.

Mesmo com a mudança de endereço eletrônico, o processo ainda não pode ser finalizado pelos usuários. Neste sábado, não é possível selecionar as respostas das perguntas apresentadas na consulta. Além disso, ao tentar fazer cadastro na plataforma, a página apresenta a seguinte mensagem: “Estamos em manutenção”.

Procurado, o Ministério da Saúde informou que os sistemas estão em manutenção e devem voltar “em breve”.

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