Conheça 6 maneiras de conseguir atender o que é definido na NR-12

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Veja abaixo quais são as principais formas para você conseguir atender o que é estabelecido pela NR-12 e cumprir com as obrigatoriedades exigidas por lei, sem correr riscos de ser prejudicado por multas.

Boa leitura!

Maneira #1: Equipe de trabalho competente

O primeiro passo de quem deseja atender o que é estabelecido pela NR-12 é conseguir se informar de maneira confiável e não depositar toda confiança em um único sistema.

Hoje existe no mercado o software nr 12, que pode ajudar bastante a empresa contratante na adequação as normas.

Contar com profissionais que possuem experiência na NR-12 também é um ponto indispensável, já que estes profissionais são capazes de entender a norma completamente e verificar aquilo que, de fato, possui necessidade.

Quem investe nessa equipe multiprofissional garante que o time seja capaz de atuar da forma correta.

Maneira #2: Se atentar nas máquinas

A segunda forma de conseguir atender o que estipulado pena NR-12 exige muita atenção, pois está relacionado de forma direta com os perigos que podem ser causados no ambiente de trabalho.

O atendimento a NR-12 exige cuidados com as máquinas e para solucionar esse aspecto é necessário pensar em:

  • Barreiras óticas;
  • Botões de emergência;
  • Válvulas de segurança;
  • Relês de simultaneidade para bimanual;
  • Proteções mecânicas.

Esse tipo de atendimento é feito diretamente para evitar diversos tipos de riscos.

Para atender a norma é necessário pensar em acessos, movimentos, áreas de riscos, sistemas de emergências, dispositivos de parada, acionamento e partida, quadros de energia.

Ou seja, é vital se atentar em tudo que envolve as máquinas e suas funções.

Maneira #3: Local das máquinas

Além de se atentar em tudo que está ligado diretamente com as máquinas, para atender a NR-12 também é importante ter atenção se tudo que foi usado no processo são aspectos que precisam ser vistos para atender à norma.

O espaçamento entre essas ferramentas, a instalação, os arranjos, entre outras coisas.

A empresa que vai atender a NR-12 deve pensar no espaço em volta dos equipamentos e das máquinas, assim como também deverá considerar a organização do local.

Maneira #4: Alterações das máquinas e equipamentos

Outra forma der conseguir atender aquilo que é estabelecido na NR-12 é trocando máquinas antigas e desatualizados por máquinas e equipamentos mais novos.

Qualquer máquina que seja mais atual estará muito mais segura, de acordo com as definições da NR-12 atual, pois os projetos novos se voltam diretamente para esse aspecto.

A segurança melhorada de máquinas novas se dá porque a tecnologia de produção é de larga escala e porque houve diminuição de preço dos itens de proteção.

A realidade é que as trocas, em diversas ocasiões, demandam investimentos altos, que muitas vezes são difíceis de serem alcançados, mas, por outro lado, é um investimento que, no final das contas, se mostra extremamente vantajoso.

Maneira #5: Documentação da NR-12

Também é possível atender a NR-12 após implementar medidas de administração, de manutenção e os manuais de operação.

Essa forma de atendimento é totalmente ligada aos documentos e procedimentos que, infelizmente, acabam sendo deixados de lado quando o assunto é a NR-12.

É importante se atentar aos documentos da NR-12, pois as informações precisam estar sincronizadas entre os membros da mesma equipe, já que a falta desse sincronismo prejudica diretamente os membros do mesmo time.

Maneira #6: Aplicar itens de segurança

Uma das maneiras de atender a NR-12 é aplicando equipamentos de segurança que estejam adequados àquilo que é explicado pela NR-12.

A segurança eletrônica e mecânica são capazes de melhorar as condições do operador para acabar com os possíveis riscos.

Atenda a NR-12 já!

Essas são algumas maneiras de atender a NR-12, é sua responsabilidade colocar em prática tudo o que foi explicado acima, lembre-se que é uma obrigação seguir o que é exigido pela norma.

Gostou do artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais!

Related Posts