Ricardo Banana

Constesf e agricultores da Borda do Lago de Sobradinho realizam audiência pública nesta quinta-feira (10)

imagemOs agricultores da Borda do Lago de Sobradinho, com o apoio do Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf), irão realizar, na próxima quinta-feira (10), no povoado de Brejo de Fora, em Sento Sé, uma audiência pública para discutir, junto com autoridades governamentais, instituições de ensino e lideranças políticas, a situação dos produtores rurais diante da baixa vazão do Lago de Sobradinho.

Com o tema “Crise Hídrica: Soluções para os agricultores da Borda do Lago de Sobradinho” serão discutidas e deliberadas providências relacionadas às notificações emitidas pelo Instituto do Meio Ambiente de Recursos Hídricos (INEMA) aos produtores, por estarem plantando na área de vazante do Lago, com uso de agroquímico.

A proposta é, respeitando as imposições do INEMA, buscar alternativas para que os agricultores possam produzir de forma adequada, de maneira sustentável, respeitando as leis ambientais e garantido a sua sobrevivência através das atividades agrícolas que desenvolvem.

“Nós, enquanto agricultores, estamos tendo a necessidade de ir para perto do Rio, pois não temos outro lugar para retirar água para a nossa sobrevivência. Não estamos defendendo o plantio com uso de agrotóxico na área de vazante, o que a gente quer é que deem uma alternativa para a gente, para que muitos agricultores não fiquem sem ter como sustentar suas famílias. É uma questão de sobrevivência”, explicou a representante dos agricultores da Borda do Lago, Ângela Nunes.

“Nós respeitamos as questões ambientais e concordamos que, independe de qualquer atividade, temos que cuidar e preservar o nosso meio ambiente. O Constesf, busca, acima de tudo, o desenvolvimento sustentável do território. Por esse motivo, estamos convocando uma audiência pública para discutir, junto com os órgãos competentes, uma solução para que esses produtores possam plantam sustentavelmente, sem agredir o meio ambiente e poder garantir seu meio de subsistência. Então, convidamos toda a população para estar com a gente no dia 10, pois se trata de um assunto pertinente a toda a sociedade que depende do Rio São Francisco”, salientou o presidente do Constesf e Prefeito de Sobradinho, Luiz Vicente Berti.

Confira o Edital:

Edital – Publicado

Ascom

Blog do Banana

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress