Para quem vai cair na folia neste carnaval, muitas vezes o momento não é somente de alegria e festa, é preciso também ficar atento e redobrar a atenção para não se tornar mais uma vítima nas estatísticas de fraudes e golpes aplicados durante a festa.
Para orientar àqueles que irão participar da folia, a Prefeitura de Petrolina, através do Programa Municipal de Defesa do Consumidor (Prodecon), destaca algumas dicas para evitar problemas durante o período carnavalesco:
– Em festas privadas, que incluem o fornecimento de alimentação e bebidas, o consumidor precisar ficar atento se o que é oferecido é o mesmo que foi anunciado pelos produtores do evento;
– Para as crianças, a orientação é que os pais tenham cuidado com as compras de brinquedos, observando a faixa etária, o estado das embalagens, o tipo de material que é fabricado para não causar acidentes, e se os mesmos possuem a garantia e o selo de certificação do Inmetro;
– No caso de espumas em aerossol, estas não devem ser tóxicas e a informação deve estar visível na embalagem, assim como devem possuir também o selo do Inmetro. Lembrando que todos os produtos devem ser acompanhados do comprovante de compra e nota fiscal;
– Caso o folião for levar o cartão de débito ou crédito como opção de pagamento durante os dias de festa, é importante que ele tire a opção por aproximação, evitando furtos e transações indesejáveis;
– Como prevenção, o consumidor não deve entregar, em nenhuma hipótese, o seu cartão ao vendedor no momento do pagamento, e observar atentamente o valor que está sendo cobrado;
O Prodecon funciona no horário das 7h às 13h, no Núcleo Administrativo Municipal, localizado na Avenida Coronel Clementino Coelho, n° 174, no bairro Parque Bandeirantes (Atrás da Banca). O consumidor também pode manter contato pelo número do telefone e Whatssap (87) 3861 – 3066.
Com informações: Ascom PMP