Duas rodadas. Faltam apenas duas rodadas para o fim do melhor e mais emocionante Campeonato Brasileiro de pontos corridos. Isso porque a competição teve uma reviravolta e tem o Palmeiras perto de conquistar sua 12ª taça da competição nacional. Botafogo, Atlético-MG, Flamengo e Grêmio ainda correm por fora, mas não dependem apenas de suas forças.
O time comandado por Abel Ferreira tem 66 pontos e pode soltar o grito de campeão já neste domingo (3), caso vença o Fluminense no Allianz Parque, às 16h, pela penúltima rodada, e abra quatro pontos de vantagem na liderança. Mas, para isso acontecer, os rivais diretos Fla, Bota e Galo, que têm 63 pontos, não podem vencer suas partidas.
Nesta 37ª rodada os jogos ainda não acontecem de forma simultânea, e o Atlético-MG será o primeiro time, entre os que disputam a taça, a entrar em campo. O time mineiro recebe o São Paulo neste sábado (2), às 21h, no Mineirão, e precisa dos três pontos se quiser continuar sonhando.
Caso a vitória aconteça, o Verdão já entrará em campo no dia seguinte sabendo que, ainda que conquiste os três pontos em casa, não será campeão de forma antecipada, e o Galo seguirá com chances concretas de título.
Mesmo caso do Flamengo, que recebe o Cuiabá no domingo, no mesmo horário do Palmeiras. O Mengão precisa vencer e torcer por um tropeço do líder e também de Botafogo e Atlético-MG.
O Botafogo, apesar de ser o vice-líder, vive um momento caótico após perder a liderança da competição. O time não consegue encontrar o caminho das vitórias, mas mantém a esperança de buscar a taça. Para continuar sonhando, precisa vencer o Cruzeiro no domingo, às 18h30, em casa. O Glorioso já entrará em campo sabendo o resultado de seus rivais diretos na rodada.
Grêmio, com 62 pontos, é quem tem a menor chance matemática de título, apesar de precisar de uma combinação de resultados um pouco mais difícil. No domingo, o Tricolor Gaúcho recebe o Vasco, que também precisa vencer para se afastar da zona de rebaixamento.
De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), essas são as chances de título no Brasileirão:
– Palmeiras: 85,7%
– Atlético-MG: 6%
– Botafogo: 3,6%
– Flamengo: 2.6%
– Grêmio: 2,1%