Mais de 2,2 mil mesários já começaram a ser convocados para trabalhar nas eleições 2014 em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. O chamado acontece até o mês de agosto quando eles se preparam para um treinamento que deverá acontecer em setembro.
O município possui três zonas eleitorais: 83ª, 144ª e 145ª. Serão convocados para trabalhar nos colégios eleitorais da 83ª zona, cerca de 450 mesários. Já na 144ª zona serão aproximadamente 700 mesários. A maior é a 145ª zona eleitoral, em que 1,056 mil pessoas serão convocadas para trabalhar.
De acordo com o chefe da 145ª zona eleitoral, Edvanilson Lima, após a apresentação de todos os convocados, haverá um treinamento em que os mesários irão receber todas as informações jurídicas que envolvem as eleições e as funções de cada um no dia, assim como ter contato com a urna eletrônica. O treinamento durará cerca de duas horas.
Em caso de não comparecimento, o mesário poderá sofrer punição com pagamento de multa no valor de R$ 351,36 por cada turno. “Pessoas que têm motivo justo para o não comparecimento têm o prazo de até cinco dias após a convocação para apresentá-lo ao juiz que vai avaliar a situação”, afirmou Edvanilson Lima. Os convocados que não comparecerem no dia da eleição terão até 30 dias para a justificar a falta.
Estão impedidos de participar como mesários os candidatos, seus cônjuges ou pessoas com até 2º grau de parentesco, membros de diretórios de partidos políticos e que exerça cargo comissionado no Poder Executivo, por exemplo.
Um benefício para quem trabalha no dia da eleição, além do auxílio-alimentação, é a folga em dobro, seja no serviço público ou particular, além de servir como critério de desempate em alguns concursos públicos, como o da própria Justiça Eleitoral. Outro bônus para quem é estudante universitário é que o trabalho nas eleições serve como atividade extra-curricular, exigido em cursos de graduação.
Mesário voluntário
Para quem tem interesse em ser mesário voluntário, pode acessar as páginas do tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco ou do Tribunal Superior Eleitoral. Os benefícios são os mesmos dos mesários convocados. (G1)
Blog do Banana