Abertura de empresas de baixo e médio risco será automática
A abertura de empresas de baixo e médio risco ficará bem mais fácil em Pernambuco, que já ostenta o quinto lugar na celeridade para abrir um novo negócio. O alvará será automatizado para este tipo de atividade sem grandes riscos, desburocratizando o processo e autorizando o funcionamento das empresas. A decisão foi tomada durante reunião que contou com a presença da presidente da Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe), Taciana Bravo, o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Rogério Coutinho, ao lado do gerente da unidade de ambiente de negócios e alianças estratégicas do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Fernando Clímaco, do presidente Roberto Abreu e Lima e da diretora executiva de negócio e projetos de desenvolvimento, Ângela Mochel, ambos da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe). No encontro, foram acertadas as bases de um trabalho entre as entidades para que, até novembro, o Corpo de Bombeiros possa se integrar totalmente à Redesim, um sistema que interliga os órgãos responsáveis pelo registro de comércio, coordenado pela Jucepe.
Atualmente, além de Pernambuco já ser o 5º estado mais rápido do Brasil na abertura de empresas, o Recife é o primeiro no ranking dos municípios mais rápidos para criar novos negócios.
A integração permitirá a aquisição dos documentos que autorizam o funcionamento de empresas com atividades de baixo e médio risco de forma automática, alavancando a economia e trazendo mais celeridade para os empresários e empreendedores de Pernambuco.
“Este é um momento importante para a classe empresarial. A integração dos Bombeiros fará com que Pernambuco diminua o tempo para a abertura de uma empresa, beneficiando empreendedores em todo o estado, facilitando e tornando mais célere o ambiente de negócios”, afirmou Taciana Bravo.
O coronel Rogério Coutinho, comandante do Corpo de Bombeiros, afirmou que tem todo interesse com a integração, pois será possível recepcionar as informações de todas as empresas abertas e fechadas do Estado de forma rápida. “Gostaria que os Bombeiros fossem reconhecidos pela excelência e celeridade na autorização dos alvarás assim como somos reconhecidos pelas outras atividades inerentes à função”, disse o coronel Coutinho.
Roberto de Abreu e Lima falou dos desafios na economia dos últimos anos e parabenizou a Jucepe pelos resultados alcançados na celeridade para a abertura de novos negócios.
Já Fernando Clímaco contou que participa das implantações da Redesim em Pernambuco há 10 anos. “Agradeço pela oportunidade de vivenciar esse momento tão importante para a economia do estado”, conclui. Contato para entrevistas: Rômulo França (JUCEPE)
Foto divulgação