A Polícia Federal realiza na manhã desta quarta-feira (10), a Operação Bellum, que tem como objetivo apurar a existência de fraude na compra de respiradores pulmonares pelo governo do Pará para ajudar no combate ao coronavírus. São 23 mandados de busca e apreensão no Pará e mais seis estados.
O site Antagonista apurou que a Polícia Federal apreendeu mais de R$ 748 mil na casa de Peter Cassol, secretário-adjunto de Gestão Administrativa da Secretaria de Saúde do Pará. Cassol é também o ordenador de despesas da Secretaria de Saúde.
No parecer que fundamentou a Operação Bellum, a subprocuradora-geral, Lindôra Araújo, também ressalta o papel do secretário de Saúde, Alberto Beltrame, que também é presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).
“O secretario de Saúde, Alberto Beltrame, que já havia ratificado o procedimento de dispensa, por meio da manifestação de fl 96/97, de ofício, resolveu ‘sanear’ vários atos da contratação, assinando documento nesse sentido, datados de 30.04.2020, ou seja, supostamente antes da chegada dos ventiladores pulmonares inservíveis, antes que o escândalo das compras fraudulentas começasse a ser investigado pela Polícia Federal.”