Com gritos eufóricos e cornetas bem barulhentas, as mais de 300 pessoas presentes na quadra poliesportiva do SESI, em Petrolina (PE), saudaram um grande momento histórico desportivo. Na Cerimônia de Abertura dos Jogos Internos 2019 do Colégio Plenus, crianças de 2º ao 5º ano do ensino fundamental (anos iniciais) marcharam juntas nesta quarta-feira (20). Chamando para a conscientização, os esportistas mirins levaram à quadra faixas com o tema ‘O outro sou eu do lado de lá’.
“O humano é um ser coletivo, que sabe viver apenas em sociedade. E, para coexistirmos, nós precisamos trabalhar, sempre, essa ideia de percebermos o outro, de pensar nas outras pessoas, e não apenas individualmente. Disso, levantamos a bandeira de valorização do próximo, do respeito às pessoas, independente de quem seja”, afirmou a Diretora Pedagógica da escola, Sílvia Santos, ao falar para pais e os pequenos competidores.
A intenção dos jogos, segundo ela, é oferecer esperança na busca por respeito às diferenças – seja de raça, etnia, sexo, classe social ou religião. Para isso, apostaram em modalidades esportivas que vão das clássicas (handebol, futsal, xadrez, basquete e vôlei) às do imaginário coletivo (bandeirinha, cobrança de pênaltis e queimada). “São diversas modalidades, mas respeitando a faixa etária de cada turma”, explica.
Além do discurso de união, a cerimônia foi marcada por gritos das torcidas, fantasias, confetes e espetáculos de cores. O desfile dos grupos – que são quatro este ano (2ºs, 3ºs, 4ºs e 5ºs anos) – teve início, como de praxe, com uma viagem narrativa à Grécia Antiga, berço das Olimpíadas, e prosseguiu até que a Pira Olímpica fosse acesa, pelos próprios alunos.
Um momento que, de acordo com Elisângela de Barro, mãe do estudante Lucas Samuel, de 7 anos, coroou de vez toda a proposta de fraternidade do Plenus. “É a primeira vez que meu filho participa dos jogos e fiquei muito feliz porque, além de ele aprender a ser competitivo, o Lucas está aprendendo brincando, como respeitar o outro”, disse.
Os Jogos Internos Plenus 2019 seguem até próxima sexta-feira (22). Até lá, 15 turmas competirão pelas medalhas de ouro e prata. Todas as competições ocorrem no SESI Petrolina.