Cuida PE: Mutirão de cirurgias contabiliza mais de mil procedimentos

Ação pela diminuição do tempo de espera foi finalizada neste domingo (08/12)

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) divulgou, nesta segunda-feira (09/12), o balanço do Mutirão de Cirurgias do programa Cuida PE, que ocorreu em várias regiões do Estado no período de 25 de novembro a 08 de dezembro. Ao todo, foram realizados 1.052 procedimentos. A iniciativa mobilizou 19 instituições de saúde com o objetivo de reduzir as filas e o tempo de espera por cirurgias eletivas de média e alta complexidade do Estado. Os atendimentos ofertados, através da Central de Regulação, incluíram diversas especialidades médicas, como ortopedia, urologia, ginecologia e cirurgia geral.

Durante os 14 dias de mobilização, foram realizados procedimentos de vesícula, hérnias, laqueadura, vasectomia, cirurgias de joelho, cirurgias dermatológicas, entre outros tipos de intervenções. O dia 29 de novembro chegou a contabilizar 164 procedimentos, ocorrendo simultaneamente, nas unidades participantes. “O balanço é extremamente positivo e mostra a efetividade do programa de redução de filas. O Cuida PE chega para beneficiar toda a população pernambucana, oportunizando que esse atendimento ocorra o mais próximo possível da casa de cada paciente, e conseguimos mobilizar unidades de saúde em diversos territórios do Estado. Foram mais de mil cirurgias em duas semanas de ação”, pontua a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti.

Os mutirões foram realizados em hospitais credenciados da Rede Complementar de Saúde, hospitais geridos por Organizações Sociais de Saúde (OSS), hospitais regionais da rede própria e Unidades de Pronto Atendimento (UPAE’s), sendo eles: Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (Apami), em Vitória de Santo Antão; Hospital Vale do Una (HVU), em Palmares; Hospital Regional José Fernandes Salsa (HRJFS), em Limoeiro; Hospital Armindo Moura, em Moreno; Hospital Belarmino Correia (HBC), em Goiana; Max Day Hospital, no Recife; Hospital Dom Malan (HDM), em Petrolina; Hospital Regional Inácio de Sá (HRIS), em Salgueiro; Hospital Regional Ruy de Barros Correia (HRRBC), em Arcoverde; Hospital Regional de Palmares (HRP); Hospital Intensiva Day, em Caruaru; Hospital Prof. Agamenon Magalhães (Hospam), em Serra Talhada; Hospital Regional Fernando Bezerra (HRFB), em Ouricuri; Hospital Eduardo Campos (HEC), em Serra Talhada; Hospital Alfa, no Recife; Hospital Jaboatão Prazeres (HJP), em Jaboatão dos Guararapes; Hospital Regional Emília Câmara (HREC), em Afogados da Ingazeira; além das UPAEs Garanhuns e Petrolina.

A diretora-geral de Articulação Estratégica da SES-PE e responsável pelo Programa Cuida PE, Noemy Gomes, ressalta que o mutirão superou a meta inicial. “O sentimento é de dever cumprido. Conseguimos superar o planejamento prévio de mil cirurgias e chegamos a 1.052 procedimentos, além dos habituais, em duas semanas. Pacientes que antes não teriam como conseguir chegar para realizar seu procedimento, pela distância ou qualquer outro problema, agora conseguiram realizar sua cirurgia mais próximo de sua residência. Nosso intuito é seguir promovendo o acesso de todas as regiões do Estado e ampliar essas ofertas no decorrer do tempo”, enfatiza.

Related Posts