Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), fez o lançamento do “Consultório de Rua”. O programa, inédito em Juazeiro, tem o objetivo de oferecer serviços e assistência em saúde direcionada à população em situação de rua.
O programa consiste em equipes multiprofissionais que desenvolvem ações integrais de saúde frente às necessidades dessa população. As atividades são realizadas de forma itinerante e também podem ser desenvolvidas em parceria com as Unidades Básicas de Saúde.
“É uma grande conquista que nossa gestão traz para Juazeiro. Somos o terceiro município a implantar o programa com a modalidade III no estado da Bahia, levando atendimento médico e de outros profissionais especializados, para uma população que ficou tanto tempo esquecida, mas que nós fazemos questão de voltar nossa atenção e trabalho para dar a eles acesso a atendimentos de saúde de qualidade, dignidade e qualidade de vida”, destacou a prefeita Suzana Ramos durante o lançamento do programa.
Equipe Multiprofissional
A equipe do Consultório de Rua é composta por médico, enfermeiro, psicólogo, assistente social, redutor de danos e agente social, e técnico de enfermagem, além do motorista. O programa dispõe de um carro para deslocamento, transportando a equipe, e caso não seja possível fazer o atendimento e acompanhar o paciente na rua, o mesmo vai ser transportado para uma unidade de saúde mais próxima, para que sejam feitos os atendimentos necessários. O consultório vai funcionar durante 30 horas por semana.
“Estamos neste momento fazendo um mapeamento dessas pessoas que depositaram as suas esperanças na cidade de Juazeiro. E vamos atendê-las com mais eficiência, humanização, inclusão, conforto e segurança.” comentou o Secretário de Saúde, Allan Jones.
Trabalho Integrado
Nesta quinta-feira (6), aconteceu a primeira reunião entre a equipe do Consultório de Juazeiro com os profissionais que também atendem pelo programa na cidade de Petrolina-PE. Esse alinhamento entre as equipes é importante, pois a população em situação de rua transita constantemente pelas duas cidades.
“Essa integração entre as equipes é fundamental para o bom desenvolvimento do trabalho. Em Petrolina, o programa funciona desde 2015, então estamos aproveitando para pegar essa experiência que eles já têm. As melhores maneiras de abordar os pacientes, quais órgãos da rede de Assistência em Saúde e Psicossocial podem ser acionados e em quais situações, tudo isso eles já vivenciaram e estão dividindo conosco”, explicou a superintendente de Atenção Básica, Lorena Andrade.