Foram retomadas esta semana, na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), as discussões acerca da cultura exportadora no Vale do São Francisco. Representantes de diversas instituições apresentaram casos de sucesso, mostrando de que forma podem contribuir para a fomentação dessa cultura, valorizando os empresários e produtores da região.
O encontro contou com a presença de representantes do curso de Comércio Exterior da autarquia, da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco (AD Diper), Sebrae, Banco do Brasil, Fiepe (Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco) e Itep (Instituto de Tecnologia de Pernambuco). Juntos, eles formaram um Grupo de Trabalho (GT) para difundir a cultura exportadora no Vale do São Francisco.
“Formamos um Grupo de Trabalho para prospectar esse objetivo. A ideia é trazer, em breve, representantes do Governo Federal, de órgãos como Infraero e Correios, para participarem dessas discussões. Nos primeiros encontros, cada instituição apresenta cases, seu papel e as dificuldades encontradas nesse processo de exportação”, explicou o coordenador do curso de Comércio Exterior da Facape, Antônio Cláudio.
A proposta é que as discussões envolvam também empresários locais e demais instâncias relacionadas ao processo de exportação. Segundo o professor Antônio Cláudio, a iniciativa envolve diretamente os estudantes e profissionais de Comércio Exterior.
“O grande interesse da faculdade, através do curso de Comércio Exterior, é a fomentação e divulgação dessa cultura e a inserção dos seus alunos e profissionais no mercado de trabalho. Por isso, estamos unindo forças a todos esses órgãos governamentais para concretização desse objetivo”, destacou.
ASCOM/FACAPE
Blog do Banana