Cúpula do PT de PE e Marília Arraes se reúnem com Lula

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Representantes da Executiva Estadual do PT, mais um das pré-candidatas do partido ao Governo do Estado, Marília Arraes, tem encontro com nomes da executiva nacional, inclusive o presidente Lula, nesta terça-feira, 6, em São Paulo. Existe informação não confirmada que o deputado estadual Odacy Amorim e o militante histórico da sigla no estado, Zé de Oliveira, outros dois pré-candidatos com menor repercussão de suas candidaturas, estariam também no encontro, mas no caso de Odacy, a assessoria não confirmou a presença do parlamentar nessa reunião.

Outros nomes listados para essa conversa com o ex-presidente são os do presidente estadual do PT, Bruno Ribeiro; senador Humberto Costa, o ex-prefeito do Recife e ex-deputado federal, João Paulo e a deputada estadual Tereza Leitão. A iniciativa do encontro é da Executiva Nacional, que fez a convocação. Dentre as possibilidades da reunião, a tentativa de evitar uma prévia entre os pré-candidatos.

Outro ponto que pode ser abordado é a possibilidade de alianças entre PSB e PT, tão cantada e decantada nos últimos dias. Mesmo sem apresentação da tese formal de apoio à aliança, há um movimento de parte do partido pela junção, pensando no projeto nacional em defesa do nome de Lula. Humberto Costa e João Paulo, que estarão na reunião, estão entre os que defendem essa conversa e alinhamento, em torno da reeleição de Paulo Câmara.

Nomes como Tereza Leitão e Luciano Duque, prefeito de Serra Talhada, principal entusiasta do nome de Marília Arraes para a disputa majoritária no estado, defendem a candidatura própria do partido. A última vez que o PT disputou o governo de Pernambuco em faixa própria foi em 2006 com a candidatura de Humberto Costa.

O hoje senador foi superado por boatos que envolveram o seu nome, depois todos desmentidos, e a estratégia deu margem para que Eduardo Campos, na disputa pelo PSB, chegasse em segundo na disputa com o então candidato à reeleição, Mendonça Filho, pelo PFL. Humberto levou seu apoio e o do PT para Eduardo e o resto da história todos já sabem.

Nesta disputa em 2018, o nome mais competitivo para ir para à corrida ao Palácio do Campos das Princesas pelo PT e o da vereadora Marília Arraes, ex-PSB que rompeu com Eduardo Campos em 2014, apoiando Armando Monteiro que tinha o apoio do PT. Mas além dos companheiros petistas, a vereadora enfrenta dentro da sigla, outra disputa que é o apoio de integrantes petistas pernambucanos pela volta ao entendimento com o PSB e a presença na chapa majoritária da reeleição de Paulo Câmara.

Related Posts