A Comissão Intergestora Bipartide – CIB, por meio da Resolução Nº 038/2013, aprovou no último dia 5 de março a implantação de uma UPA – Unidade de Pronto Atendimento 24horas, numa parceria do Município e Ministério da Saúde, dentro do conjunto de serviços de urgência 24 horas da Rede de Atenção às Urgências, em conformidade com a Política Nacional de Atenção das Urgências. Com essa Resolução, o processo entra em início de em tramitação, aguardando somente a aprovação do Ministério da Saúde.
A UPA se caracteriza como estabelecimento de Saúde de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde /Saúde da Família e a Rede Hospitalar que funciona 24 horas ininterruptas, articulando-se com a Estratégia de Saúde da Família, Atenção Básica SAMU 192 e Unidade de Apoio Diagnóstico Terapêutico.
As Unidades de Pronto Atendimento – UPA são estruturas de complexidade intermediária entre as unidades Básica de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde, em conjunto com estas, compõem uma rede organizada de Atenção às Urgências. São integrantes do componente pré-hospitalar fixo e devem ser implantadas em locais estratégicos para a configuração das redes de atenção às urgências. A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência – SAMU que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado a cada situação.
“Esse serviço será de grande importância para toda a população, pois contará com um serviço novo, todo equipado para atender as urgências e emergências, atendendo 24 horas, resolvendo situações de saúde. Pacientes, que necessitarem de internamento, serão encaminhados para o Hospital Dr. Jaime da Silveira Coelho, ou para Juazeiro, através da regulação. (garantia do leito hospitalar)”, explicou a Secretária de Saúde, Fátima Araújo, a qual antecipou que a obra deve ter início ainda esse ano com previsão de conclusão em 2014.
Ascom Prefeitura de Curaçá
Blog do Banana
1 comentário
Só ficou no papel. Se é que está no papel?