Curaçá sediará 2º Encontro Territorial de Reisados do Sertão do São Francisco

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

O 2º Encontro Territorial de Reisados acontecerá neste sábado (11), a partir das 17h, na comunidade Poço de Fora, em Curaçá (Norte da Bahia). O evento contará com a participação de cinco grupos de reisados: ‘Canta Reis não é pecado’, da comunidade de Poço de Fora; ‘Reisado Galeota das Artes’ e ‘Reisado do quilombo Ilha Redonda’, todos três de Curaçá; ‘Samba de Véio do quilombo do Rodeadouro’, de Juazeiro (BA); e a Banda de Pífano de Uauá (BA). A programação inclui, ainda, apresentações dos sanfoneiros Júlio do Acordeom, Galego de Poço de Dentro, Uilton de Marina e Dedé do Pandeiro.

A cultura popular brasileira inclui a mistura de índios, negros e europeus. Contudo, as festas e manifestações populares no Brasil podem ser classificadas por ciclos (Carnaval, São João e Natal). O ciclo natalino, representado pela Folia de Reis, é realizado anualmente de 24 de dezembro a 6 de janeiro, e possui um caráter profano religioso.

O reisado tem raízes profundas na história do Nordeste brasileiro e representa um componente fundamental da identidade cultural da região. A manifestação entrelaça elementos como músicas e ritmos, dança, costumes, crenças, artesanato, culinária, folguedos e manifestações populares que fazem parte da cultura do povo. O Encontro Territorial de Reisados também cumpre o objetivo de atuar como incentivo cultural, imaterial e educacional para os povos do território baiano. O evento é uma realização do Grupo de reisado de Poço de Fora, coordenado por Kátia Gonçalves do Amor Divino e Dora Nascimento.

Related Posts