Eventos

CUT-PE inicia discussão de congresso estadual em seminário realizado em Santa Maria da Boa Vista

20150124_100817Dirigentes e integrantes de entidades ligadas à Central Única dos Trabalhadores em Pernambuco (CUT-PE) iniciaram neste sábado, dia 24, a preparação das discussões para o Congresso Estadual da CUT (Cecut) que acontece em junho. E dentro do processo de interiorização da Central, o primeiro debate começou no Sertão, na cidade de Santa Maria da Boa Vista. Um dos convidados foi o senador do PT e líder do Governo Dilma no Senado, Humberto Costa que incluiu o seminário em sua agenda de trabalho na região, iniciada na sexta, 23, com visitas e reuniões em Petrolina.

O tema em debate foi: Economia, Trabalho e Política sobre intervenção da CUT e as falas dos convidados e lideranças sindicais do Sertão giraram em torno das novas medidas adotas pela equipe econômica do governo federal que mexeu em direitos como seguro-desemprego e pensão após morte dos segurados. Para o presidente da CUT-PE, Carlos Veras, o governo que foi eleito e que levou as pessoas, os trabalhadores irem para as ruas no ano passado, não é esse que muda direitos conquistados sem nenhuma discussão com os trabalhadores.

“A seta não é essa. Iremos construir um documento para rever essas medidas que atingem os trabalhadores, principalmente aqueles que atuam em atividades sazonais como aqui nas fazendas de fruticultura quando os patrões não seguram os funcionários durante 18 meses. Estamos nos mobilizando com várias atividade de rua para que conquistas sejam mantidas e que o foco desse grupo que entrou para fazer o jogo da direita, mude de endereço”, revelou Veras.

O dirigente estadual da CUT contou que as centrais sindicais e os movimentos sociais, fizeram com que a política adotada no Brasil mudasse de lado, tornando o Brasil um país mais igual, e quando se discute medidas sem chamar a classe para debater, a única saída é a mobilização. “Já vamos ter um ato quarta-feira, 28, no Dia Nacional de Luta. Vamos realizar o ato em frente à Delegacia Regional do Trabalho, no Recife. No dia 26 de fevereiro, está agendado um grande ato com a participação de centrais e movimentos sociais e da sociedade, para defender os trabalhadores. Estamos mostrando que a nossa defesa, os nosso direitos, estão acima de qualquer apoio a governo”, acrescentou Carlos Veras.

 20150124_100202

O senador Humberto Costa após explicar os motivos do que os críticos vem chamando ‘pacote de maldades’ do governo, respondeu a questionamentos dos presentes e colocou que nenhuma medida que prejudique ou venha comprometer os direitos conquistados pelos trabalhadores, será posto em prática pela presidente. Ele informou que os ajuste que vêm sendo feitos são transitórios.

“Algumas medidas estão sendo tomadas, um remédio meio amargo, mas necessário para voltarmos a crescer e realizar os investimentos tão esperados por todos e que é o compromisso do governo da presidente Dilma”, finalizou Humberto.

Blog do Banana

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *