O projeto ‘Petrolina de Mãos Dadas com o Interior’ aconteceu, durante três meses, de outubro até a primeira quinzena de dezembro. Nesse período, cerca de 400 alunos, acompanhados de 27 professores, das escolas municipais do interior do município, viajaram pela história e cultura da cidade. Participaram do Projeto, alunos do 9º ano, dos setores Irrigado, Ribeirinha, Massangano e Sequeiro que tiveram uma grande oportunidade de conhecer melhor Petrolina.
Este ano, o aumento de participantes foi de aproximadamente 14% em relação ao ano. Em 2013, foram 350 estudantes de 25 unidades de ensino que fizeram o passeio turístico pelo centro histórico e artístico de Petrolina. A ideia é ampliar ainda mais o Petrolina, de Mãos Dadas com o Interior, que visa oportunizar aos estudantes da zona rural, em especial, do 9º ano, uma viagem a Petrolina, visitando os pontos turísticos e instituições de ensino de nível superior, conhecendo melhor a história, a arte, o folclore, o cotidiano da comunidade, os fascínios e a beleza da nossa cidade. “É uma forma de integração e também de valorização desses estudantes, para que tenham uma visão mais abrangente do que representa o município e despertem para ingresso nas Universidades, Faculdades e Instituto Federal”, pontuou o secretário de Educação de Petrolina, Coronel Leite.
Para a coordenadora de arte, Francisca Morais, é uma forma dos alunos vivenciarem a história do município, “existem alunos que desconhecem as lendas, a história, a arquitetura, o museu. Esse projeto é uma forma de oportunizar os estudantes, sobretudo, os que moram no interior, a conhecer sócio e culturalmente o município”, afirma.
ASCOM SEDUC
Blog do Banana