A tradicional Corrida de São Silvestre chega a sua 99ª edição nesta terça-feira (31) e a equipe da Associação Petrolinense de Atletismo (APA) tem presença garantida na prova, em busca do pódio. Nas últimas semanas, uma programação especialmente voltada à preparação para a prova foi realizada pelos seus atletas. Seis maratonistas da APA chegaram no sábado (28) a São Paulo (SP), vindos de um período de treinamento na cidade de Paipa, na Colômbia, em uma altitude de mais de 2.500 metros acima do nível do mar.
Estiveram em Paipa Justino Pedro da Silva (quinto colocado no ranking nacional), Edson Amaro (6º), Joílson Bernardo (10º), Mirella Saturnino (líder do ranking feminino), Anastácia Rocha e José Márcio Leão.
“Foi uma preparação muito boa. A primeira vez que conseguimos levar um grupo grande de atletas desse nível para treinar juntos. Eles saíram de Paipa motivados e empolgados. Assim, a expectativa para a São Silvestre é a melhor possível. Esperamos que possam fazer o seu melhor e quem sabe buscar o pódio“, afirma o treinador Marciano Barros.
O treinamento na Colômbia teve início no dia 4 deste mês e foi realizado até a sexta-feira (27), buscando potencializar o desempenho dos corredores e proporcionar o fortalecimento físico e mental com foco na São Silvestre, que tem largada nesta terça às 8h05. “As chances de pódio existem. Nossos atletas tiveram um ano de 2024 muito bom e, agora, esse final de treinamento em Paipa dando esse ânimo a eles. Acredito muito no grupo, no trabalho, para que possam fazer o jogo de equipe e quem sabe levar alguns deles ao pódio ou até mesmo a vencer a São Silvestre“, completa Mariano