157
O contribuinte que optar pelo aplicativo deve ficar atento às restrições e limites determinados pela Receita Federal
O contribuinte poderá enviar a partir da próxima quarta-feira (15) a declaração do Imposto de Renda 2022, que vai se estender até 31 de maio.
O Programa IRPF 2023 poderá ser baixado também a partir de 15 de março no site da Receita Federal, no endereço: www.gov.br/receitafederal/pt-br.
Para os dispositivos móveis, como tablets e smartphones, o acesso pode ser feito pelo serviço Meu Imposto de Renda, aplicativo que fica disponível no Google Play, para o sistema operacional Android, ou App Store, para o sistema operacional iOS.
O aplicativo passou por atualizações e melhorias de 2022 para 2023 para atender melhor as pessoas que utilizarão esse meio para declarar o IR.
Pelo computador, o programa pode ser acessado no serviço Meu Imposto de Renda, disponível no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) que pode ser acessado no endereço: eCAC — Centro Virtual de Atendimento (fazenda.gov.br).
Existem limitações, porém, para realizar a declaração pelo celular ou tablet, como, por exemplo, recebidos ou valores provenientes do exterior.
A lista completa de impedimentos para declarar o IR dessa forma está no site da Receita Federal, juntamente com outras informações e dados.
(R7).