Uma delegação da Associação Petrolinense de Atletismo (APA) embarcou, nesta terça-feira (13), para a Espanha, onde a equipe terá seis atletas na disputa da Zurich Maratona de Sevilha. Considerada uma das provas mais rápidas do mundo, a corrida acontecerá no próximo domingo (18).
Desde o início do ano, os atletas da APA realizaram uma preparação intensa na Serra dos Morgados, no município de Jaguarari (BA), exclusivamente para a disputa da prova espanhola. Segundo o treinador Marciano Barros, os treinamentos foram bastante proveitosos e a expectativa é de que os corredores consigam ter um bom desempenho.
“Os atletas fizeram uma boa preparação, com trabalhos muito intensos focados especialmente nessa prova. Estão todos muito bem e esperamos que eles possam conseguir fazer uma boa prova e obter boas marcas”, destacou o treinador.
A delegação possui atletas experientes em competições internacionais, como Justino Pedro, Edson Amaro e Mirela Saturnino, que já competiram em Sevilha. Além deles, a equipe também conta com os estreantes Rafael Silvestre e Antônio Carlos Mendes.
Deficiente visual, Antônio Carlos, inclusive, será o primeiro paratleta da APA a competir em uma maratona internacional. Acompanhado pelo atleta-guia Laércio Lima, ele tentará alcançar o índice para as Paralimpíadas de Paris.
“Estou muito feliz com esta oportunidade que a APA está proporcionando em minha vida. Estou muito focado e dedicado para corresponder da melhor forma e alcançar um bom resultado em Sevilha. Tivemos uma preparação bem intensa e o objetivo é representar bem a APA e a nossa região na Espanha”, afirmou Antônio Carlos.
Além dos corredores, a delegação também conta com o presidente do clube, Domingos Rodrigues, o diretor executivo, Natanael Barros, e o treinador Marciano Barros.