O Deputado Estadual Adalberto Cavalcanti (PHS), ex-prefeito de Afrânio, ao longo de sua vida pública tem se pautado com práticas assistencialistas para manter a fidelidade de seu eleitorado e ao mesmo tempo conquistar novos eleitores para as eleições seguintes.
A estratégia do deputado, que lembra procedimentos de políticos de épocas passadas, é ir de encontro a algumas necessidades da população que não são devidamente atendidas pelo poder público (in)competente.
A prática assistencialista durante a campanha eleitoral é vedada por ser considerada compra de voto, entretanto, nos demais períodos, no efetivo exercício dos mandatos, tem sido um expediente muito usado por vários políticos, afinal os próprios eleitores naturalmente já procuram os seus representantes na hora da necessidade.
O que diferencia Adalberto nessas práticas de assistencialismo, é que ele além de alcançar as comunidades com sua ação social desenvolve todo um marketing para deixar bem claro que ele é um deputado do povo, que se preocupa em ajudar as pessoas, o que também pode ser caracterizado como um comportamento populista e demagogo. Os veículos que atendem à população, como ônibus e ambulâncias, são identificados com o nome e foto do político. Até o veículo pessoal do deputado é plotado com o marketing de Adalberto.
A priori não é papel de um deputado sair por ai oferecendo atendimento médico e dentário à população carente e nenhum outro tipo de benesse à população. Sua função principal no exercício do cargo é legislar, propor, emendar, alterar e revogar leis estaduais. Além de fiscalizar as contas do governo estadual.
Quando era prefeito de Afrânio, cidade hoje comandada por sua esposa Lucia Mariano, Adalberto mantinha ônibus que conduzia gratuitamente a população no trajeto Afrânio/Petrolina/Afrânio.
Neste ano de 2013, na semana em que se comemorou o dia das mães, Adalberto reuniu multidões em quatro municípios do sertão de Pernambuco: Afrânio, Dormentes, Santa Filomena e Santa Cruz. Nos encontros o deputado distribuiu geladeiras, fogões, sofá, rádios, liquidificadores e outros eletrodomésticos
Uma das últimas ações sociais de Adalberto foi o envio recentemente da unidade de atendimento à saúde para a comunidade da Ilha do Massangano.
Para chegar até à ilha a unidade foi transportada por uma balsa e acompanhando o deputado estava o vereador Adalberto Bruno (Betão do DETRAN) e algumas lideranças da região da Ilha.
A Unidade Móvel que é mantida pelo deputado Adalberto Cavalcanti atende à várias localidades com oftalmologista, odontólogo e clínico geral. Na Ilha do Massangano que fica no Rio São Francisco e pertence ao município de Petrolina a população foi atendida e uma das moradoras do local declarou: “ Se cada um desses políticos que elegemos fizesse o que o deputado Adalberto Cavalcanti vem fazendo a muitos anos as comunidades carentes estariam bem mais assistidas, mas, graças a Deus que o deputado Adalberto tem buscado atender aos anseios do povo”.
Para o deputado essas ações não são favores e sim a obrigação de cada político que foi eleito pelo povo para ser porta voz da população e detectar as necessidades de cada comunidade e procurar resolve-las. Mas não necessariamente com as “próprias mãos”
Ressaltou o deputado: “Tenho ao longo de minha história na vida pública buscado ouvir e resolver os problemas que afligem nossa população carente. É nossa obrigação como pessoa pública lutar pelo coletivo, pela melhoria de vida de nosso povo e principalmente do povo sertanejo”. Com informações e fotos do blog de Adalberto Cavalcanti. (Blog do Francisco Evangelista)
Blog do Banana