Um adágio popular ressalta que “o morador do interior quando sai da caatinga, a caatinga continua presente no coração dele para sempre”. Tal exemplo serve para ilustrar a parceria política entre o deputado federal e presidente do PSB em Petrolina – Gonzaga Patriota e o Presidente da República – Michel Temer(MDB). Em parte a legenda socialista se afastou do governo federal, mas ao que parece Gonzaguinha continua como titular do time de Temer e talvez não irá pendurar as chuteiras tão cedo.
Prova disso, é que na discussão plenária da Câmara dos Deputados na madrugada da terça-feira, (20 fev. de 2018), sobre a intervenção federal na segurança pública do estado do Rio de Janeiro. O decreto assinado pelo presidente Michel Temer teve 340 votos favoráveis, 72 votos contrários e 1 abstenção.
Entre os votos favoráveis destaque para o deputado Gonzaga Patriota, parlamentar que diz ser a favor dos direitos humanos, mas que segundo informações de bastidores teria votado a favor da intervenção militar no Rio por conta de interesses pessoais. Vale lembrar que outras intervenções militares como a aprovada na noite de ontem tiveram resultados negativos perante a opinião pública é caso do Morro do Alemão, Rocinha entre outras áreas com pouca ação do poder público.
O texto segue agora para o Senado Federal na forma do Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 886/18.