O Deputado Federal Paulo Rubem (PDT) integra grupo de insatisfeitos com redução do número de vagas na Câmara de Deputados, que recorrem ao Supremo Tribunal Federal (STF) para reverter à decisão. O deputado salienta que a redução incide em campanhas caras e o povo precisa de representantes independentes. “Campanhas bonitas e caras são pagas por quem tem dinheiro e quem paga essas campanhas vai mandar no mandato desses deputados ou senadores eleitos”, solta o verbo.
O parlamentar salienta que a redução de uma vaga diminui a voz do Estado na Câmara. “Os deputados representam o Estado de Pernambuco junto ao Congresso, com menos parlamentares teremos um deputado a menos para cobrar ações e defender mais recursos no orçamento da União”, explica o deputado defendendo a permanência da bancada de 25 deputados de Pernambuco.
O pedetista reforça que um deputado a menos também suprime a voz do povo. “Assim Pernambuco tem a chance diminuída de ter mais recursos, mais investimentos e políticas de atenção do Governo federal”, salienta.
Segundo ele, a Câmara decidiu recorrer da decisão, que diminui a bancada pernambucana para 24 deputados na Câmara Federal. “Recorremos ao STF e esperamos que possa ser revisto até o calendário eleitoral do ano que vem”.
Caso a decisão não seja revertida, os deputados deverão precisar de mais votos a partir da eleição de 2014 com o aumento do coeficiente eleitoral.
O deputado relata que assim a eleição também fica mais cara. “Quando o número de vagas é diminuído, aumenta o número de votos necessário para atingir as cadeiras, daí quando a eleição fica mais difícil, com a necessidade de um número ainda maior de votos para cada partido ou coligação eleger seu representante, significa que se não houver mudança nas regras de financiamento, a eleição fica muito mais cara”, reforça. “Campanhas bonitas e caras são pagas por quem tem dinheiro e quem paga essas campanhas vai mandar no mandato desses deputados ou senadores eleitos. Vão querer conduzir os mandatos. Quem vai dizer faça isso ou aquilo é o poderoso que financiou a campanha, assim quem perde é o povo que precisa de representantes independentes”, atenta. (GrandeRioFM)
Blog do Banana