Na manhã desta segunda feira (27), um grupo de agricultores de Casa Nova acompanhados do deputado estadual Zó do PCdoB estiveram reunidos com superintendente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) Aurivalter Cordeiro em busca de uma alternativa amistosa para o uso da área de reserva legal localizada na área do canal principal do Projeto Senador Nilo Coelho.
A área que está sendo cultivada é monitorada pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), órgão ligado ao governo da BA, que não tem mais interesse pela gleba de terra, já que está completamente desmatada. O grupo de agricultores familiares levou como proposta fazer a compensação ambiental em outra região, e em contrapartida ficariam com a área que já está em produção, gerando cerca de 2 mil emprego no Vale do São Francisco.
Mesmo com apoio do deputado Zó e a boa vontade dos agricultores em resolver a questão, Aurivalter não deu nenhum sinal para resolver o problema em curto prazo. Os assentados vão continuar se manifestando e se articulando em defesa da legalização da área e da compensação ambiental em defesa da nossa Caatinga.
Blog do Banana