A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) vai convidar um representante da Compesa para detalhar os investimentos de R$ 6,1 bilhões anunciados pelo governo do Estado por meio do Programa ‘Águas de Pernambuco’. O chamamento foi aprovado pelos membros do colegiado durante a reunião desta terça (22), mas a data do encontro ainda será determinada.
O convite foi uma sugestão do deputado João Paulo (PT), que, inicialmente, solicitou a vinda de um representante da companhia para apresentar à Alepe os resultados de um estudo feito sobre o desperdício de água no Estado. Foi o presidente da comissão, deputado Mário Ricardo (Republicanos), que propôs incluir no pedido a temática do novo programa de abastecimento.
“É importante que alguém da Compesa venha a esta Casa prestar esclarecimentos sobre os recursos que o governo do Estado anunciou para a área de saneamento e abastecimento. Precisamos saber os valores, quais obras e que regiões serão beneficiadas”, defendeu, registrando os problemas enfrentados pela população de Igarassu, na Mata Norte.
Os deputados Abimael Santos (PL), Edson Vieira (UB) e Rodrigo Farias (PSB), por sua vez, relataram a dificuldade de acesso à água por parte da população do Agreste. Todos eles destacaram a necessidade de apresentação de prazos para cada intervenção anunciada pelo Poder Executivo. “Esta gestão tem anunciado muita coisa, mas a maior parte não sai do papel”, criticou Farias.
Com informações: Carlos Britto