Detran-PE lança programa para reduzir tensão na prova prática veicular

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Um dos maiores desafios para adquirir a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é a prova prática de direção veicular. O nervosismo na hora do teste, pode contribuir para muitos casos de reprovação. Para oferecer condições menos tensas, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) lançou nesta segunda-feira (11), o Programa Tranquiliza, voltado para acolher, acalmar e garantir mais concentração aos candidatos durante o exame. Por enquanto, o programa funciona apenas no pátio de exames da sede do órgão, no Recife.

Dados da Gerência de Habilitação de Condutores do Detran-PE, apontam que, por mês, uma média de 4,4 mil candidatos são considerados inaptos na prova, no pátio do Recife. Para o diretor-presidente do Detran-PE, Carlos Ferreira, o nervosismo possivelmente é um dos fatores para o índice. “A ideia do Tranquiliza é fazer com que o candidato tenha um momento para respirar, melhorar a concentração e obter condições mais favoráveis para o êxito na prova”.

O programa inclui um breve bate-papo realizado por uma psicopedagoga. Numa sala apropriada, pouco antes de seguirem para a etapa do pátio, os candidatos param um instante, trabalham a respiração, leem frases motivacionais e recebem dicas como, por exemplo, não esquecer de observar o “Pare” na pista, usar os óculos (se for o caso), e evitar ficar olhando a área do pátio antes de entrar nela ou dar atenção aos comentários negativos de outros participantes. São formas de distensionar e possibilitar um melhor desempenho no exame.

Eduardo Cristian, trabalha em farmácia e chegou um pouco tenso. Ele salienta que, além da questão do tempo de preparação, outros fatores influenciam para o nervosismo, como a preocupação econômica e profissional. Após acompanhar as recomendações, trabalhar a respiração e ouvir frases como: “você vai conseguir”, “Não perca a esperança”, mudou a sensação. “Tá sendo maravilhosa essa etapa, eu mesmo já estou me sentindo mais calmo, com um pensamento positivo”.

 

Related Posts