O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) apresenta na manhã desta quarta-feira a conclusão das investigações sobre o desaparecimento da estudante de direito Vaniela Oliveira Varela. A universitária, de 25 anos, passou quatro dias sem comunicação com a família e foi localizada na noite do sábado passado, às margens da BR-101, em Jaboatão dos Guararapes.
A entrevista coletiva será concedida pela delegada Gleide Ângelo, responsável pelo caso na sede do DHPP, no Cordeiro, Recife. Para a conclusão do caso, a delegada colheu apenas o depoimento da jovem. A ouvida, realizada também na sede da especializada, durou mais de quatro horas e foi realizada na tarde da segunda-feira. No mesmo dia, pela manhã, Vaniela concedeu entrevista exclusiva à TV Clube/Record e disse que estava “assustada, mas feliz”.
Vaniela preferiu não falar à imprensa na saída do depoimento. O pai da estudante, o pedreiro Daniel Gomes, descartou a possibilidade de sequestro. “Está muito longe de ser isso.” A possibilidade surgiu porque Vaniela teria dito a uma testemunha que a ajudou no último sábado à noite, no momento em que foi localizada também às margens da BR-101, na Muribeca, que três homens a colocaram em um carro por confundirem ela com outra mulher.
Depois, o pai de um deles resolveu deixá-la no local onde foi encontrada. Enquanto fazia reportagem no local, a equipe da TV Clube/Record recebeu de moradores um documento de um carro do ano de 2011 que havia sido roubado. O documento estaria perto de Vaniela quando ela foi encontrada.
Exames
Segundo a polícia, as imagens do circuito de monitoramento do Fórum de Jaboatão mostram a estudante entrando e saindo do local desacompanhada. “Ela apareceu com as mesmas coisas que estava quando sumiu. A bolsa dela, inclusive, está aqui e só iremos abrir na presença da família”, completou a delegada.
Com base nos exames feitos na estudante na madrugada do domingo, poucas horas após seu aparecimento, ela não sofreu violência física nem sexual. A polícia espera agora o resultado do exame toxicológico para saber se Vaniela ingeriu alguma substância que a fez adormecer ou perder a consciência. Familiares disseram, ontem, que Vaniela foi encontrada sonolenta, como se estivesse dopada.
Diário de Pernambuco
Blog do Banana