Dia Nacional dos Ostomizados: UPAE Petrolina é referência ambulatorial para pacientes

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset
O Dia Nacional dos Pacientes Ostomizados é celebrado em 16 de novembro. A data foi instituída pela Lei Lei Nº 11.506/2007, e tem o objetivo de divulgar informações que contribuam para combater o preconceito contra as pessoas que utilizam o procedimento da estomia.
“Ostomizados são pessoas que devido à má formação congênita, tumores intestinais, doença inflamatória intestinal, traumas abdominais, entre outras causas, foram submetidas a um procedimento cirúrgico para a abertura de um orifício, conhecido como estoma, para a saída de fezes ou urina”, esclarece o coordenador médico da UPAE, José Roberto Coelho.
De acordo com o Ministério da Saúde, existem mais de 400 mil pessoas ostomizadas no Brasil. Estudos apontam que viver com estomia seja um desafio para a maioria das pessoas, as quais necessitam de cuidado e atenção qualificada dos profissionais de saúde, suprindo a demanda de assistência e a educação para o autocuidado.
Na UPAE Petrolina os pacientes ostomizados contam hoje com um atendimento humanizado e qualificado. A Unidade é a referência ambulatorial para a VIII Regional de Saúde (Geres) desde janeiro deste ano. Disponibiliza para os pacientes deste e outros 3 programas consultas médicas e multiprofissionais, distribuição prévia de kits e terapias de reabilitação.
Para tornar essa realidade possível, a UPAE investiu em recursos humanos, estrutura física, materiais, insumos e medicamentos para receber aqui mesmo em Petrolina os pacientes que antes precisavam se deslocar até a capital para trocar ou receber o kit de colostomia, por exemplo. Isso tudo com o padrão de excelência e competência dos profissionais da UPAE Petrolina.
O agendamento é 100% regulado pela VIII Geres.

Related Posts