O discurso do Papa Francisco em defesa da reforma do Conselho de Segurança da ONU, nesta sexta-feira, 25, na sede das Nações Unidas, foi comemorado pela presidente Dilma Rousseff.
“Foi uma fala ótima”, afirmou Dilma à reportagem da Folha após o evento. Dilma disse que se surpreendeu positivamente com o fato de o Pontífice ter entrado de maneira tão “contundente” na discussão do tema.
O papa endossou a reforma do Conselho de Segurança e disse que isso ajudaria a “limitar o abuso e a usura” dos países desenvolvidos sobre as outras nações e conteria a “submissão asfixiante ao sistema creditício de organismos financeiros internacionais”
A reforma do Conselho de Segurança da ONU será um dos temas prioritários do discurso que Dilma fará na abertura da 70ª Assembleia Geral da ONU, na segunda-feira, 28. Neste sábado, 26, durante reunião da cúpula do G4 (Brasil, Alemanha, Japão e Índia), Dilma adotará um discurso mais duro sobre a necessidade de reformar o Conselho de Segurança, com a adesão dos quatro países do grupo, e pedirá avanço das negociações. (247)
Blog do Banana