A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quinta-feira 21 que o governo está realizando investimentos apesar do ajuste fiscal proposto por sua equipe econômica. Ao inaugurar a pista leste da Via Mangue, no Recife, em Pernambuco, Dilma reforçou a necessidade de “reequilibrar o orçamento do País, reduzir a inflação e reconstruir a capacidade de investimento público e privado”.
“E isso nós vamos fazer e estamos fazendo. Essa obra faz parte desse esforço”, discursou Dilma, em referência à inauguração da pista da Avenida Celso Furtado na capital pernambucana. “Mesmo tendo que fazer ajustes, nós continuamos investindo. Todas as reformas são para preservar investimentos e programas sociais”, acrescentou a presidente.
Dilma destacou por diversas vezes a importância de parcerias entre a União e governos estaduais e municipais para a realização de obras e investimentos. Ela estava acompanhada hoje do prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), e do governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB). “Não concordar [com o governo] é normal, é virtuoso. Mas nada disso impede que tenhamos acordo, ações conjuntas”, disse.
Voltando a defender a democracia, como tem feito desde que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), aceitou dar abertura ao processo de impeachment, Dilma destacou que “a democracia tem essa flexibilidade: ao mesmo em tempo que você critica, reivindica, seja também capaz de agir em comum”, afirmou.
“Eu acho que é fundamental que nós sejamos capazes de agir na mesma direção e no mesmo sentido. Podemos atuar juntos sem prejuízo da liberdade de manifestar”, pontuou, ainda.
A presidente pretende apresentar na próxima quinta-feira 28 um documento com as novas diretrizes econômicas do governo, na primeira reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o Conselhão, que não se reúne desde julho de 2014. Leia mais na reportagem do portal Infomoney:
Dilma prepara nova política econômica do governo para dia 28, diz jornal
Por Paula Barra – A presidente Dilma Rousseff vai apresentar publicamente na próxima quinta-feira, 28, um documento com as novas diretrizes econômicas do governo – em uma espécie de dia D para marcar o seu segundo mandato, conforme informa a coluna de Lauro Jardim, no jornal O Globo.
A apresentação ocorrerá na primeira reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o Conselhão, que não se reúne desde julho de 2014.
Há cerca de um mês o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, está preparando com Dilma o material que será apresentado, na expectativa de trazer de volta a confiança aos agentes econômicos. Segundo a coluna, dentro do Palácio do Planalto, o documento está sendo tratado como de extrema relevância.
Brasil 247
Blog do Banana