Diocese de Petrolina inicia preparativos para Tapete de Corpus Christi 2014

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagem1A Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Anjos, a Diocese de Petrolina e a Igreja Católica que está presente em todo mundo, estarão vivenciando a Solenidade de Corpus Christi no dia 19 junho de 2014. É o dia sublime do Corpo e Sangue de Cristo, que se faz presente na Eucaristia, merecendo especial devoção e um grande envolvimento de todos os cristãos.

O tema geral deste ano é: “O Ano Santo – 90 anos da Diocese de Petrolina”. O tapete será histórico, apresentará com ênfase a logomarca do Ano Santo, fará uma homenagem à Igreja Catedral, que está sendo reformada e ao seu idealizador, o Grande Dom Malan. Homenageará, ainda, todos os bispos que nestas terras doaram as suas vidas pela Evangelização. Fará alusão à Nossa Senhora Rainha dos Anjos, Padroeira da Diocese e ao Frei Henrique, primeiro missionário nesta região. Recordará o 1° Congresso Eucarístico Diocesano, o Centenário de Petrolina e o Jubileu de 2009. Fará homenagens, também, ao Monsenhor Bernardino, à Irmã Dourado, ao Pe. Zequinha, Monsenhor Angelo Sampaio, primeiro vigário geral, à Irmã Luisinha Pasi, símbolo da educação petrolinense, ao Cônego Manoel de Paiva, o comunicador do Vale. Entre outras grandes personalidades que aqui fizeram história. Trará ainda em seu percurso referência aos diversos grupos, pastorais, movimentos, colégios e associações que fazem parte da comunidade eclesial.

O Tapete de Corpus Christi começará a ser confeccionado na noite de 18 de junho e deve estar concluído por volta das 6h do dia 19, Solenidade do Corpo de Cristo. Ele ficará exposto nas ruas Pacífico da Luz e Aristarco Lopes, proximidades da Igreja Matriz, até às 19h.

Histórico – A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo é remota ao Século XIII, especificamente do ano de 1264. A Igreja Católica sentiu necessidade de incluir em seu calendário litúrgico uma celebração que enfatizasse de maneira jubilosa e excelsa a presença Real do “Cristo todo” que se faz presente no pão consagrado.

Em 2011, o município de Petrolina passou a cumprir o feriado nacional de Corpus Christi e como um marco deste acontecimento foi feito pela primeira vez, até então do que se tem em registro, o tapete de Corpus Christi em frente a Catedral, como expressão artística popular, ressaltando valores históricos do Brasil (tradição que existe em muitos lugares no país, mas que até então inexistia em nossa cidade) e de beleza única. O tapete foi confeccionado pelos membros do Movimento Eucarístico Jovem, atual grupo Mãe da Eucaristia, utilizando materiais como serragem (representando a madeira da cruz de Cristo), sal (a vocação do cristão de ser sal na terra), pedras coloridas (A igreja está edificada sobre a rocha que é Cristo e a fé dos apóstolos), entre outros materiais, como flores e areia colorida. O trabalho foi feito após uma noite de árduo labor de cerca de 12 horas ininterruptas.

Em 2012, os desenhos abordaram temas eucarísticos, como também regionais, como, por exemplo, o Rio São Francisco e a bandeira do Município e, principalmente, o 150° Aniversário da Fundação da Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Anjos.

No ano seguinte, o tema central foi o “Ano da Fé” proclamado pelo Pontífice Bento XVI. Os tapetes apresentaram os sacramentos e abordaram os temas das Jornadas Mundiais da Juventude, enfatizando a Jornada que aconteceria logo em seguida, no Rio de Janeiro.

Ascom

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário