Atendendo a uma solicitação do prefeito Wilson Cota, a Secretária de Saneamento e Obras de Casa Nova o gestor determinou o levantamento das condições dos poços profundos em todo o interior do município casanovense em regime de urgência. O citado levantamento teve como objetivo identificar a real situação de funcionamentos dos equipamentos hídricos.
Segundo o secretario, Roner Paulo Gomes, o estado encontrado através do levantamento foi deplorável, já que a gestão passada não vinha dando manutenção de forma preventiva aos poços, o que agravou ainda mais a situação de funcionamento dos mesmos, diminuindo a oferta de água no interior de Casa Nova através dos 120 poços, dos quais 44 estão completamente abandonados sem funcionar. Os 120 poços que deveriam estar funcionando, a gestão passada deixou três meses sem fornecer óleo diesel e lubrificantes. Roner também garantiu que logo que for liberado o processo de licitação, a prefeitura irá colocar todos os poços em funcionamento com a reposição de peças e lubrificantes cumprindo uma determinação do prefeito Wilson Cota que não quer ver seu povo sofrendo com a falta de água no interior.
Hoje, a secretária não tem nenhuma ferramenta. “A gestão passada sucateou tudo no nosso setor. Não deixaram nada, até as xícaras de café foram levadas pelos vândalos. Não temos nada para trabalhar. Estamos numa situação precária, mas mesmo assim estamos conversando com CERB (Companhia de Engenharia Ambiental e de Recursos Hídricos da Bahia) no sentido de buscar um esforço conjunto para resolver o problema de forma emergencial enquanto nós saímos desse momento de crise”, relatou a secretario.
“Dentro do levantamento, identificamos quantas famílias são beneficiadas com cada poço e o que cada poço necessita para voltar a funcionar de forma adequada e vamos encaminhar o relatório ao prefeito e à CERB”, finalizou Roner.
Blog do Banana
