Direto de Curaçá: Abertura do Campeonato indígena da Missão Velha

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemEvento é o primeiro da história da Tribo Tumbalalá

Nesse sábado (11), foi iniciado o 1º Campeonato Indígena na Aldeia Tumbalalá, a qual fica a mais de 120 km da Sede, no Povoado de Missão Velha. O Campeonato é organizado pelo Departamento Municipal de Esportes – DME em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais – STR de Curaçá e tem previsão de término para o mês de setembro, tendo como participantes: 12 equipes masculinas e 5 femininas, segundo dados do DME. O Evento contou com a participação dos vereadores Beto Araújo e Adão Castro; da Representante Distrital de Pedra Branca, Jisélia Félix; e do Diretor de Esportes, Sérgio Batista.

Conforme Carlos Josias, Coordenador de Esportes, a primeira partida foi iniciada às 13h com a disputa entre as equipes de Pambu e Jatobá (masculino) com vitória de Pambu por 3 gols a 0. No segundo jogo (também masculino), a Nova Equipe do Cajueiro derrotou a ‘Pé de Areia’ pelo mesmo placar. No terceiro jogo, a equipe da Retomada (masculino) ganhou da Missão Velha 1, por um a zero. Duas partidas de futebol feminino encerraram a primeira rodada do Campeonato: Pambu superou a Missão Velha pelo resultado de 3 a 0, enquanto Ibozinho goleou a ‘Pé de Areia’ por 5 a 0. “A torcida presente em massa aprovou o Campeonato, que é o primeiro da história da Missão Velha. Era uma localidade esquecida no esporte. As lideranças indígenas de lá nos solicitaram e a gente cobrou do Prefeito as condições para atender e conseguimos”, revelou o Coordenador. “Todas as equipes são formadas por indígenas que moram na Missão Velha ou nas regiões circunvizinhas. É de suma importância desenvolver a prática esportiva nas áreas indígenas, dando oportunidade de momentos de lazer e interação aos jovens membros das tribos”, ressaltou Sérgio, o qual ainda evidenciou o apoio do Governo Municipal no Esporte: “As poucos a gente vai contemplando todas as comunidades com o apoio logístico no esporte. É um compromisso que o Departamento fechou com o Prefeito Carlinhos Brandão e estamos atendendo na medida do possível”, complementou o Diretor.

“Umas das maiores importâncias desse trabalho é levar as crianças e jovens para o esporte, pois incentivando o esporte você está incentivando para o caminho correto, longe das drogas. Outra coisa é que a gente não tinha esporte feminino, é coisa nova, e isso já vem dando frutos, pois temos boas equipes femininas”, frisou Miguel Barbalho, Cacique da Tribo Tumbalalá. “Apoiamos o Campeonato porque mantém a prática esportiva e cultural nas comunidades. O STR de Curaçá ajuda com realizações esportivas pelo Município há muito tempo. Parabenizamos todos os presentes, aos organizadores e as equipes inscritas. Desejamos um bom campeonato”, disse Sivaldo Manoel, Secretário do STR. “É do interesse do jovem que gosta de esporte, portanto tem que apoiar. Miguel está de parabéns pelo trabalho que vem fazendo, principalmente porque tem equipes de toda região participando”, evidenciou o Vereador Beto Araújo.

Além desse Evento, de acordo com informações do DME, o fim de semana esportivo foi movimento no Interior de Curaçá com campeonatos locais também em Frade, Distrito de Riacho Seco, no sábado; e em Poço de Fora, Riacho Seco e Ilha Redonda no domingo (12). No próximo domingo (19), haverá torneio de futebol society na Fazenda Pintadinho, em Riacho Seco.

Informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Curaçá

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário