Os gestores das escolas municipais são homenageados pela Prefeitura Municipal de Petrolina, através da Seduc, pelos excelentes resultados alcançados na avaliação do IDEB 2013. O evento aconteceu durante a 4ª Reunião Extraordinária dos Gestores e teve a participação do prefeito Julio Lossio junto ao Secretário, Coronel Leite. Foram avaliadas 52 escolas, e dessas, 32 aumentaram a nota em relação ao IDEB anterior e alcançaram a meta projetada para 2013. E das 32 escolas, 27 já atingiram a meta projetada pelo MEC para 2017.
A partir dos números do IDEB 2013, a Rede Municipal de Petrolina continua acima da média do estado de Pernambuco e de todas as capitais dos estados do Nordeste e mantém a curva ascendente de seus resultados. Além de superar o índice geral de estado, Petrolina ficou na frente de dezessete capitais, nos anos iniciais, e vinte e duas nos anos finais.
As escolas da SEDE, as que tiveram as maiores notas foram: Escola Municipal Júlia Elisa : anos iniciais – 6,0 e anos finais 5.4, sob a responsabilidade da gestora Lucineide de Sousa e a Escola Nossa Senhora Rainha dos Anjos – Caic : anos iniciais – 6.1 e anos finais – 4.6 , dirigida pela gestora Alessandra Alves Patrício.
Já as escolas do Interior que tiveram as maiores notas, foram a Escola Municipal Moises Barreto do Santos, na Agrovila Massangano- anos iniciais: 5.7 , sob a direção da gestora: Janice Oliveira Fonseca, acompanhada da Escola Municipal José Cícero de Amorim, na comunidade de Rajada: anos finais – 4.9 gestora: Adriana de Macêdo Amorim.
Na reunião, também receberam homenagens as escolas que não atingiram a meta, mas, aumentaram a nota e as que tiveram o seu primeiro ano de aplicação. “Com o resultado do IDEB e o sucesso alcançado em nosso município, ampliam-se as possibilidades de mobilização da sociedade em favor da educação, pois é percebido por todos que o índice, comparável nacionalmente, supera as metas projetadas e expressa em valores os resultados dos esforços de todos os envolvidos na Rede Municipal, para uma educação de qualidade, observa a Coordenadora de Gestão da Rede Municipal de Ensino, Cláudia Rogéria.
O prefeito Julio Lossio agradeceu aos gestores e a todos da Seduc pelas conquistas alcançadas. “É o resultado do trabalho dos gestores e professores junto aos alunos”, pontuou. Em seu discurso, o prefeito também ressaltou e conclamou os gestores a lutarem pela imagem e o respeito pelos professores entre os alunos em sala de aula.
Segundo a Secretária Executiva de Gestão e Ensino, através dos setores pedagógicos, a SEDUC está intensificando as formações continuadas dos professores com o objetivo de enfatizar todos os descritores das disciplinas de Português e Matemática, das turmas de 5º e 9º anos avaliadas pela Prova Brasil. “Estamos, também, aplicando simulados com os alunos para que, em 2015, possamos continuar avançando no IDEB,” explica Lindamária.
ASCOM SEDUC
Blog do Banana
