Dirigentes da Univasf avaliam primeiro ano de gestão e projetam ações para 2013

Por Ricardo Banana
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A Reitoria da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) reuniu pró-reitores, secretários, assessores e demais membros da administração para fazer um balanço das ações realizadas no primeiro ano de gestão. A reforma administrativa que vem sendo implementada, desde a posse do atual Reitorado, em fevereiro de 2012, viabilizou, entre outras iniciativas, a normatização de procedimentos de trabalho, a reestruturação e a criação de setores e a institucionalização de projetos e programas, os quais foram submetidos, ontem (15), à avaliação da equipe.

Conforme os relatórios divulgados pelos dirigentes e ocupantes de cargos de chefia, todos os setores promoveram mudanças, grandes ou pequenas, mas que tiveram impacto nos métodos de planejamento e execução dos serviços ofertados à comunidade interna e à população. Depoimentos gravados em vídeo coordenado pela Pró-reitoria de Planejamento e Administração (Propladi), produzido no ano passado pela equipe da WEB-TV da Univasf, entre os meses de abril e junho, evidenciaram as expectativas da comunidade acadêmica naquele ano e serviram de parâmetro para mensuração dos resultados apresentados durante a reunião.

Para o reitor Julianeli Tolentino de Lima, 2012 foi um “ano atípico”, em virtude da greve dos professores e de técnicos administrativos das universidades federais. Apesar da ressalva, ele considerou o resultado positivo, reafirmando a confiança na equipe. “Os acertos superaram os erros, o saldo foi positivo e é importante colocar aqui que o desafio vai se tornar ainda maior e os ajustes serão constantes e os faremos quantas vezes forem necessárias”, afirmou. Julianeli destacou, ainda, o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) que elogiou à capacidade da Univasf na execução orçamentária em 2012 que atingiu mais de 80%.

O saldo positivo avaliado pela Reitoria tem como referência ações desenvolvidas em diversas instâncias. Pela Pró-reitoria de Extensão foram ressaltadas iniciativas como a oferta de cursos de língua estrangeira, ampliação dos acordos de cooperação técnica, implantação da Casa de Apoio ao Docente, criação dos Núcleos de Extensão e a regulamentação dos processos de estágio, internato e de ligas acadêmicas. A Pró-reitoria de Ensino (Proen) exaltou a criação da Câmara de Ensino, o fortalecimento dos programas de graduação, monitoria e tutoria, as políticas de educação inclusiva e as políticas voltadas para a educação básica da região, através do Comitê Gestor Institucional.

A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPPGI) deu ênfase ao procedimento que classificou como “cultura dos editais”, com ampliação do número de propostas submetidas e aprovadas em seleções externas, que convergiram para captação de maior aporte de recursos. Outras iniciativas exitosas foram o cadastramento junto a entidades de pesquisa do estado do Piauí, a ampliação do número de bolsas para programas institucionais, a execução total dos recursos do Programa de Apoio a Pós-graduação (Proap), e o apoio à publicação de artigos científicos em periódicos internacionais.

Criada no ano passado, a Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae) ganhou visibilidade e apoiou diversas atividades e eventos em parceria com outros setores. De acordo com os dados divulgados, as conquistas englobam a criação da Câmara de Assistência Estudantil, a inserção da Univasf no Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace), a articulação com a Reitoria e demais pró-reitorias da instituição para os encaminhamentos que visam à implantação e funcionamento dos Restaurantes Universitários.

A Pró-reitoria de Planejamento e Administração (Propladi) expôs entre os indicativos de referência, a criação de sistema informatizado para o gerenciamento das demandas encaminhadas pelos diversos setores. Entre as inovações destacadas está o Leds (Levantamento de Demandas Setoriais), instrumento eletrônico desenvolvido em parceria com a Secretaria de Tecnologia e Informação (STI), viabilizando melhor atendimento às solicitações da comunidade acadêmica. A área de Orçamento e Gestão conquistou status de pró-reitoria. Conforme os dados apresentados, o esforço resultou na sistematização dos instrumentos dos procedimentos de licitação, com base nas determinações dos órgãos de controle externo. Além disso, a execução dos recursos de 2012 de forma quase absoluta e a duplicação do orçamento para 2013.

Na área de Recursos Humanos, a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) evidenciou a intensificação dos projetos e programas de atenção à saúde do servidor, de capacitação e a organização de concursos e seleções públicas. Já o Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi), relatou o incentivo à qualificação da equipe e a aprovação do seu regimento interno. A Prefeitura Universitária apresentou como destaque a regularização dos terrenos cedidos à Univasf com a emissão dos termos de doação definitiva.

Como corresponsável pelas demandas internas e externas de sistemas de seleção como Enem/Sisu e de instrumentos de avaliação acadêmica, a exemplo do Enade, a Secretaria de Registro e Controle Acadêmico (SRCA) priorizou no ano de 2012, a modernização dos instrumentos internos para execução das atividades referentes aos respectivos processos, a criação de sistemas informatizados de gestão com a colaboração da Secretaria de Tecnologia e Informação (STI). O apoio do STI aos demais setores também foi verificado no número de atendimentos realizados nas áreas de suporte, desenvolvimento, entre outras.

A atuação da Secretaria de Educação a Distância (Sead) possibilitou a implantação de cursos de licenciatura, especialização e capacitação não presenciais, fechando o ano com mais de três mil alunos nesta modalidade de ensino. As parcerias firmadas com prefeituras, a abertura de cursos ofertados pela Univasf nos polos EAD em diversos municípios da microrregião. A Assessoria para Desenvolvimento do Setor Produtivo do Campus de Ciências Agrárias considerou o mapeamento realizado, cujo diagnóstico identificou a necessidade de melhorias na oferta de água bruta e de infraestrutura para o setor produtivo.

No âmbito da Reitoria, a Assessoria de Relações Interinstitucionais e Internacionais focou o processo de internacionalização da Univasf e os convênios firmados com universidades estrangeiras que totalizaram mais de dez. A Assessoria Especial da Reitoria, cujas atribuições até dezembro passado estavam concentradas na Chefia de Gabinete, avaliou a maior inserção da Univasf junto à comunidade externa, instituições de ensino da região, movimentos sociais e segmentos políticos.

Outros temas colocados pela gestão trataram da dinâmica da distribuição dos cargos de Direção e de Funções Gratificadas (CD’s e FG’s). Na explanação da Vice-reitoria foram apresentados o quantitativo de CD’s e FG’s. A proposta, conforme afirmou o vice-reitor, Telio Nobre Leite é dar transparência ao processo de escolha no direcionamentos de cargos e funções e promover distribuição mais equânime entre os setores.

Entre os desafios previstos para 2013 estão a consolidação das ações já iniciadas que deverão exigir rigoroso planejamento de todos os setores. De acordo com a Reitoria, as obras em execução e projetos de expansão vão demandar a captação de recursos extraorçamentários. O déficit no quantitativo de servidores foi um dos “gargalos” verificados e alvo de reivindicações da equipe.

Segundo a Reitoria, as metas e demandas para 2013 obedecerão a um calendário permanente que será disponibilizado online. O documento elaborado pela Chefia de Gabinete ficará aberto à consulta, com indicativo das ações de caráter institucional, incluindo a programação de reuniões nos diversos fóruns constituídos a serem realizadas no ano em curso.

Ascom

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