Em parceria com a Prefeitura de Salgueiro através da Secretaria de Educação, a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-Pernambuco) realizou nessa quinta-feira (28), no auditório do Spaço Fest, o 3º Encontro Regional de Formação dos Dirigentes Municipais de Educação 2013 que contou com a presença de representantes dos sertões Central, Alto Pajeú, Moxotó, Sub-médio São Francisco, Médio São Francisco e Araripe. O objetivo foi discutir sobre os Financiamentos da Educação; Resumo dos Marcos Legais para Educação; Apoio Técnico e Financeiro do FNDE\MEC – Plano de Ações e Saúde e Prevenção nas Escolas.
A abertura contou com a apresentação cultural do grupo de flauta dos alunos do Proac e as presenças do prefeito Marcones Libório de Sá, a secretária de Educação, Fátima Monteiro que também é vice-presidente da Undime (Sertão central); os dirigentes municipais de educação de Goiana e presidente da Undime\PE, Horácio Francisco dos Reis; de Nazaré da Mata, Aderito Hilton do Nascimento,que também é secretário de Assuntos Jurídicos da Undime\PE; a coordenadora Estadual do PAR, Ezineyde Rocha, e a secretária administrativa da Undime\PE e membro do comitê gestor do SPE, Adriana Neves.
“Estamos felizes em sediar esse encontro, pela primeira vez em Salgueiro, porque a gente mergulha naquilo que tem por papel nos orientar na gestão em que atuamos. É uma oportunidade para se conhecer e trocar experiências” destacou Fátima Monteiro.
Na parte da manhã a programação foi dedicada às mesas redondas com os temas: “Financiamento da Educação”, conduzida pelo dirigente municipal de Educação do município de Goiana e presidente da Undime\PE, Horácio Francisco dos Reis Filhos; Resumo dos Marcos Legais para Educação, com Aderito Hilton do Nascimento, secretário de Assuntos Jurídicos da Undime\PE.
Em sua explanação, Horácio Reis falou da satisfação de estar de volta à Salgueiro para o 3º encontro que, segundo ele, está dentro das atividades do plano de trabalho da Undime, que visa proporcionar momentos de informações e troca de idéias. “Estamos no final de ano diante definições focadas nos planos plurianuais e Leis de Diretrizes Orçamentárias. O gestor e dirigente municipal tem dentro das suas competências o desafio de não só conhecer esses instrumentos, mais também saber utilizá-los no dia a dia da sua gestão”, observa Horácio.
À tarde, os participantes assistiram ao painel que tratou do Apoio Técnico e Financeiro do FNDE\MEC – Planos de Ações Articulados (PAR) com a coordenadora estadual e palestrante Ezineyde Rocha. As atividades se encerraram com a apresentação do Programa Saúde e Prevenção nas Escolas com a palestrante Adriana Neves, secretária administrativa da Undime\PE e membro do comitê gestor do SPE.
Ao participar da mesa, o prefeito Marcones Sá destacou que Salgueiro tem sediado nos últimos dias vários eventos importantes de valor social e educativo. “Começamos com o seminário do Semiárido, depois tivemos o de Desenvolvimento Social e agora o da Educação. Nesses anos à frente do governo, esse ano foi o mais difícil. As discussões devem ser aprofundadas até porque estamos vivendo em um setor da educação à universalização. Quando partimos em busca da primeira infância e da creche temos que buscar a universalização de ponta a ponta, até porque o sistema brasileiro é aleijado, não sei como é que a educação começa de cima para baixo. Como é que não coloca a criança na escola desde o início e vem melhorando de cima para baixo esse desafio?”, questionou.
Ascom
Blog do Banana