Distribuição de espécies de Caatinga atinge a marca média de 600 mudas mensalmente

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemimagem1Um dos maiores desafios na área ambiental de Petrolina é tornar a cidade cada vez mais arborizada. E nesse intuito, a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) tem buscado fazer a sua parte e, através da produção de mudas no Viveiro Municipal, disponibiliza espécies típicas da Caatinga para a população. As plantas são distribuídas tanto em ações de educação ambiental quanto através de solicitações dos próprios cidadãos. Por mês, são entregues cerca de 600 mudas, todas resultado de contato direto da população com o órgão ambiental.

“Além das distribuições que fazemos nos bairros, através de parcerias com escolas e associações, por exemplo, nós atendemos diariamente muitas pessoas que vêm até à AMMA para pedir mudas de espécies da Caatinga. Quem tiver interesse basta vir à Agência. Um formulário é preenchido, o cidadão recebe a autorização e se dirige até o Viveiro Municipal para pegar as mudas. Nós também aproveitamos para orientar o cidadão qual a prática correta de plantio, de manejo, para que a muda se desenvolva”, destaca o engenheiro Agrônomo do setor de Educação Ambiental da AMMA, João Bosco Nascimento.

São distribuídas à população espécies como Umbuzeiro, Ipês, Angico, Juazeiro, Aroeira, Mulungu, Pau Ferro, Acácia, Tamburil, dentre outras. Todas elas são produzidas no Viveiro Municipal, que funciona nas dependências da escola Miguel Arraes, no bairro Henrique Leite, zona norte de Petrolina. A escolha pela distribuição de plantas da Caatinga não se deu por acaso.

“A proposta é conscientizarmos as pessoas sobre a importância de preservamos a flora típica do nosso ecossistema, a Caatinga, que apesar de ser muito rico, ainda é pouco estudado, pouco difundido e muito devastado. Com essas distribuições objetivamos manter o bioma vivo em nossa região e, claro, servirmos de exemplo para tantos outros municípios inseridos nesse ecossistema”, explica a gestora da AMMA, Denise Lima.

Denise destaca ainda que a distribuição é apenas o primeiro passo. “O projeto de arborização da cidade é de médio a longo prazo. Ou seja, a gente pede a parceria da população e, ao mesmo tempo, dedicação e paciência para que estas plantas se desenvolvam. A gente sabe que existe uma série de fatores externos que podem auxiliar ou atrapalhar a evolução das mudas, a exemplo do tipo de solo, de manejo, de direcionamento de recursos hídricos. Mas vale destacar o desejo de boa parte da população em querer ajudar nesse processo, haja vista a quantidade de pedidos diários que recebemos”.

Além das solicitações que chegam diariamente na AMMA, o órgão também distribui espécies de Caatinga em ações sociais. Este ano já foram realizadas iniciativas nos bairros Quati, João de Deus, São Gonçalo, Pedro Raimundo, Gercino Coelho. Para obter as mudas, o cidadão só precisa se dirigir ao prédio da AMMA, que fica na Rua Crispim de Amorim Coelho, 303, Centro. No caso de associações, escolas e instituições que pretendam realizar ações educativas, basta encaminharem ofício para o órgão ambiental. Dúvidas podem ser tiradas através dos telefones 87 3866 2779/3861 4382.

Vale salientar que o Viveiro Municipal, que tem capacidade de produção de até dez mil mudas, está com seus trabalhos acelerados. Somente neste mês de Outubro, cerca de três mil mudas foram produzidas e colocadas à disposição da população.

Texto: ASCOM AMMA/Roseanne Albuquerque (albuquerqueroseanne@gmail.com)

Fotos: arquivo

Sugestão de legenda foto 01- A Agência do Meio Ambiente realiza parcerias com associações e escolas e distribui mudas para a comunidade

Sugestão de legenda foto 02- No Viveiro Municipal são produzidas espécies da Caatinga como Aroeira, Mulungu, Tamboril, dentre outras

Ascom AMMA

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário