O vereador Domingos de Cristália (PSL) usou seu tempo regimental, hoje (05), na Casa Plínio Amorim, para criticar as ações da Codevasf. O senador das águas, Fernando Bezerra Coelho, foi rebatido pelo vereador Manoel da Acosap, que retrucou a fala de Domingos colocando a culpa em Luciano Albuquerque, pai do deputado federal Fernando Monteiro.
Seguinte a nota abaixo:
“Manoel da Acosap sai em defesa de FBC em relação à falta d’água na zona rural de Petrolina e critica deputado apoiado por Domingos de Cristália”, informamos que no período em que Luciano Albuquerque esteve à frente da 3ª Superintendência Regional, inúmeras ações relacionadas ao abastecimento de água foram executadas pela Codevasf. Podemos destacar duas.
A primeira foi a construção do sistema de bombeamento flutuante que garantirá a regularidade da oferta de água para os produtores do perímetro irrigado Senador Nilo Coelho — situado nos municípios de Petrolina (PE) e Casa Nova (BA) — em períodos de escassez hídrica e de intensa redução dos níveis de água do reservatório. Os investimentos foram superiores a R$ 26 milhões. A obra foi inaugurada em 18 de dezembro de 2015.
A segunda foi a desobstrução do Riacho Vitória, em Petrolina. A ação foi uma inciativa da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e tem o objetivo de fazer a remoção das taboas, as plantas que nascem às margens do riacho e que acabaram por impedir o fluxo normal da água, que desaguou antes da captação da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).
Fora isso, foi dado ordem de serviço para a construção de inúmeros sistemas simplificados de abastecimento de água em Petrolina e cidades vizinhas.
