O médico e vice-prefeito licenciado de Cabrobó, Dr.Lucas Novaes, esteve em Recife, nesta sexta-feira (21), em reunião com a Secretária de Saúde do Estado de Pernambuco, Dr. Zilda Cavalcanti, e entregou em mãos o seu Projeto para construção de um Hospital de referência às doenças cardiovasculares no Vale do São Francisco.
Há uma necessidade urgente de um Hospital Regional de Assistência Especializada a Doenças Cardiovasculares do Vale do São Francisco para atender a demanda de pacientes com doenças cardiovasculares e o objetivo desta unidade, de acordo com Dr. Lucas, é oferecer uma estrutura de atendimento segmentada na assistência em patologias cardíacas e vasculares.
No documento Dr. Lucas apresentou ao Governo de Pernambuco, endereçada, também, a Governadora Raquel Lyra, a necessidade eminente de um hospital para diminuir o número de mortes por infarto do miocárdio e outras doenças cardiovasculares graves. “Como médico que assumi o compromisso de defender os direitos à saúde da população sempre defendi a saúde pública e de qualidade. Vamos lutar para a concretização deste projeto que tem o objetivo de dar mais dignidade no tratamento dos pacientes do Sertão pernambucano”, frisa Dr. Lucas Novaes.
Dados MS
Segundo o Ministério da Saúde, as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil e no mundo.
O Plano Estadual de Saúde de Pernambuco (2020-2023) analisou o risco de óbito por doenças cerebrovasculares e por infarto agudo do miocárdio e mostrou que em Pernambuco o risco de óbito por agravos cerebrovasculares foi em torno de 23% maior quando comparado à Região Nordeste e cerca de 7% maior comparado ao Brasil no período de 2016 a 2021. Referente ao infarto agudo do miocárdio, comparado ao Nordeste, Pernambuco apresenta um risco por volta de 60% maior e, quando comparado ao Brasil, o risco eleva‐se em 40%. Agrave‐se a tendência ao crescimento progressivo, conforme estimativa do Plano Estadual de Saúde.
Da Redação