Dr. Magalhães alerta pelo crescimento de casos de Hiperdia na região

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemMédico há 30 anos, Renato Magalhães ou como é mais conhecido em Petrolina, Dr. Magalhães, alerta a população sobre um mal silencioso que tem atingido uma significativa parcela da população da região e no País também. O nome é Hiperdia, uma junção de hipertensão com diabete. Um dos fatores pelo surgimento preocupante dessa doença com é a falta de prevenção, ou seja, quando as pessoas descobrem já estão doentes e aí é que resolvem procurar um médico.

“As consequências dessa doença não são nada boas e um pouco de cuidado com a saúde, evitaria o surgimentos de tantos casos da Hiperdia, especialmente aqui na região”, frisou Dr. Magalhães. Os sintomas como a obesidade, vida sedentária, estresse, ingestão excessiva de álcool ou sal na alimentação, podem ser fatores para adquirir a doença. “Por isso a importância de se procurar o médico com frequência, pois se a pessoa tiver um desses sintomas, o médico já pode orientar para prevenir a doença”, frisa o médico.

Conforme um estudo da Universidade Federal do Piauí feito por formandos em enfermagem e que abordou o Hiperdia, a hipertensão arterial sistêmica e o Diabetes mellitus são os dois principais fatores que contribuem de maneira significativa para o agravamento das doenças cardiovasculares, no Brasil.Com frequência, a hipertensão e o diabetes levam à invalidez total ou parcial do indivíduo e suas consequências refletem tanto na família dos pacientes, como na própria sociedade. Se forem diagnosticadas precocemente, suas complicações são evitadas mais facilmente, podendo haver um melhor aproveitamento da terapia aplicada e o rendimento do tratamento será mais eficiente.

O estudo revela ainda que programas de prevenção são oferecidos pela rede básica de Saúde e e que os medicamentos para tratamento desse tipo de doença são fornecidos gratuitamente por meio de programas realizados em parcerias entre os governos federal, estadual e municipal.

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário