É grave o estado de saúde do Bispo Diocesano de Juazeiro Dom José Rodrigues

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Dom Rodrigues.jpgEstá internado em estado grave no hospital Santa Mônica, em Goiânia (GO) o segundo bispo diocesano de Juazeiro, Dom José Rodrigues de Souza. Depois de uma cirurgia para tratamento de uma hidrocefalia (acumulação de líquido na cavidade craniana) o bispo teve seu estado de saúde agravado e encontra-se hoje respirando através de aparelhos, em coma induzido e se alimentando por sonda.

 De acordo com informações publicadas no site da Diocese pelo atual bispo, Dom José Geraldo da Cruz, vindo a falecer, Dom José Rodrigues será embalsamado, trasladado para Juazeiro e velado na Catedral. Após Missa de corpo presente, será levado ao Cemitério de Carnaíba do Sertão.

 Em texto publicado no site da Diocese, o Bispo Dom José Geraldo da Cruz lamenta o estado de saúde do ex-bispo diocesano da cidade. Veja:

 Regresso de Dom José Rodrigues

 Caros irmãos no Presbitério,

 Que o Deus da consolação e da esperança esteja com todos vocês!

 “Nossos anos de vida são setenta, oitenta para os mais robustos, mas pela maior parte soa fadiga e aborrecimento, passam logo e nós voamos”(Sl 90, 10).

 Como é do conhecimento de todos, Dom José Rodrigues optou por voltar à sua comunidade de origem, de onde tinha saído para ser Bispo de Juazeiro. E para lá se foi, logo após a cerimônia de posse. Desde então não quis retornar à Diocese que serviu durante quase trinta anos. Não por falta de convite, mas porque assim decidira.

 Ao saber das últimas notícias, estamos cientes do seu estado grave e que o quadro geral não deixa muita esperança de recuperação. Rezemos por ele, por seus familiares e pela Congregação que o doou à Diocese de Juazeiro. Que se faça a vontade de Deus e que, nós, não nos deixemos levar pela dor. Pois,“quando morre alguém que a gente ama todo o resto diminui, fica encoberto por um nevoeiro, tudo para. O mundo é pura sombra… Estamos petrificados no choque, na dor, na inconformidade…”.

 Dom José Rodrigues, é Bispo Emérito de Juazeiro e tem o título desta Diocese, por isso tem o direito de ser sepultado na Catedral que, hoje, não está preparada para que alguém seja enterrado nela.

 Após contato com o Provincial dos Redentoristas, recebi a seguinte resposta “Conversei com o Conselho Provincial e estamos de acordo que o nosso confrade, Dom José Rodrigues, vindo a óbito, seja levado para ser sepultado em Juazeiro – BA. Pensamos que a memória de Dom Rodrigues será sempre lembrada com gratidão pelo povo que ele amou e serviu. Portanto, acontecendo o inevitável daremos os passos necessários para que tudo seja encaminhado”.

 Isto significa que, vindo a falecer, Dom José Rodrigues será embalsamado e trasladado para Juazeiro, de avião, via Petrolina. No aeroporto, ele ficará a cargo de uma empresa funerária que o transportará para a Catedral, onde será velado durante um período conveniente e, após Missa de corpo presente, será levado ao nosso Cemitério de Carnaíba do Sertão, onde repousará. Passado o período legal (cinco anos), uma parte de seu corpo será colocada numa urna e depositada no Mausoléu que será feito na Catedral, ao lado do Altar de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

 Juazeiro, 04 de setembro de 2012.

Fonte: Grande Rio FM

Blog do Banana

Related Posts

2 comentários

JR 6 de setembro de 2012 - 11:49

Um grande homem, que fará falta a todos, principalmente na Igreja. Espero que não se consuma a noticia de morte dada como certa. Melhoras Dom José Rodrigues!!

Responder
Padre Josevan Macedo 6 de setembro de 2012 - 9:57

Parabéns, Ricardo Banana pela matéria a respeito do estado de saúde do bispo emérito da Diocese de Juazeiro, Dom José Rodrigues, popularmente conhecido como “O Bispo dos Excluídos”. Sou o último padre ordenado na Diocese antes de Dom José Rodrigues ir embora. Tenho orgulho em dizer isso. Que outas matérias possam ser publicadas sobre a história de Dom José Rodrigues, seu trabalho e sua luta em favor dos pobres, dos trabalhadores rurais e urbanos, ribeirinhos entre outros,

Responder

Deixe um comentário