Ricardo Banana

E o resultado ficou assim: Espanha 3 x Brasil 0

imageNão, eu não estou enganado quanto ao resultado do confronto entre Brasil e Espanha. Quero somente que esqueçamos um pouco um futebol, se é que isso é possível, e comparemos os dois paises quanto a três itens.

O primeiro é renda per capita que é um indicador que ajuda a saber o grau de desenvolvimento econômico de um país ou região (é a soma dos salários de toda a população dividido pelo número de habitantes) e consiste na divisão do Produto Interno Bruto (PIB) menos os gastos de depreciação do capital e os impostos indiretos pela sua população. A Espanha ocupa a 29ª posição mundial com renda de $ 30.639 por pessoa. O Brasil ocupa a 75ª colocação no mundo, com uma renda por pessoa de $ 11.875. Espanha 1 x Brasil 0.

A segunda comparação é quanto ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) que foca, dentre outras coisas, a expectativa de vida ao nascer e a qualidade da educação do país. O da Espanha é de 0,885, e o país é 23º colocado no ranking mundial. Já o Brasil ocupa a 85ª posição com o índice de 0,730. Espanha 2 x Brasil 0.

Para completar a organização internacional The World Justice Project (WJP) fez uma pesquisa de fôlego para avaliar a situação do Estado de Direito em 66 países de todas as regiões do mundo. No ranking de Justiça Social a Espanha ficou em 18º lugar com o índice de 0,707 e o Brasil ocupou a 27% posição 0,590. Espanha 3 x Brasil 0.

Não estou querendo de forma alguma tirar o brilho, ou deixar de comemorar a vitória brasileira contra a Espanha no futebol neste domingo (30) à noite, no Maracanã. Muito pelo contrário, como brasileiro que sou, gostei muito da vitória incontestável de nosso país. Entretanto, não podemos nos iludir com o resultado futebolístico.

Não podemos negar avanços importantes em nosso país nos últimos quase 20 anos, principalmente depois da implantação do real. Mas, não podemos esquecer que ainda carecemos de muitas mudanças, especialmente na melhoria da saúde, da educação básica e da segurança. Precisamos presenciar a diminuição da corrupção, do tráfico de drogas e da discriminação.

Que Deus ajude o nosso país.

Escrito por Francisco Evangelista

Blog do Banana

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *