É preciso atenção na hora de escolher óculos de sol

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Com a chegada do verão aumenta o uso de óculos escuros na tentativa de proteger os olhos dos raios solares. É justamente neste período que a população vai à praia com mais frequência e se expõe a uma maior incidência dos raios ultravioletas. Contudo, pensando em economizar dinheiro muitas pessoas acabam recorrendo aos óculos de procedência duvidosa e ignoram os males que eles podem causar.

Especialistas alertam que o artigo de proteção, também usado acessório de moda, necessita uma maior atenção no momento de sua escolha. Ainda segundo oftalmologistas, adquirir produtos sem as especificações adequadas representa um grande risco à saúde ocular, podendo adiantar o aparecimento de doenças nos olhos (ver arte).

“Eu mal uso óculos escuros. Uso umas duas vezes a cada cinco anos. Então, eu escolho o de camelô mesmo por causa do estilo”, contou a consumidora Kennya Galvão, 25 anos. A preocupação maior com o estilo e moda em vez da saúde ocular foi observada também em uma pesquisa “Consumo de Óculos Solares Falsificados Por Jovens: Um Estudo Em Uma Cidade de Fronteira” divulgada em 2019 na revista UNILUS, da Universidade Federal do Pampa. “Os jovens pesquisados possuem ciência de que estão expostos a riscos provenientes do uso de óculos falsificados, mas mesmo assim ainda continuam comprando”, ressaltou a publicação. (FolhaPE)

Related Posts